quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Veja as missões do próximo presidente do Flamengo

O candidato que for eleito presidente do Flamengo na segunda-feira terá a missão de tocar alguns projetos que ainda não estão à altura do clube de maior torcida do país. Alguns deles tiveram avanços grandes e outros, nem tanto. São grandes passos necessários para qualquer mandatário colocar o Rubro-Negro em outro patamar.

O caso mais emblemático, e que sempre foi tratado como prioridade pela última gestão, é a finalização das obras do CT. A presidente Patricia Amorim se vangloria de ter sido a primeira a olhar o Ninho do Urubu com outros olhos.

No caderno de campanha divulgado nos últimos dias pela atual presidente há a afirmação de que as obras avançaram 80%. É verdade que houve melhorias, mas ainda falta muito.

Alojamentos, refeitórios, dormitórios e até mesmo sala de imprensa são provisórios. Há ainda, no projeto inicial, a construção de um campo com arquibancada, que está longe de ser concluído.

Embora tenha havido avanço na parte destinada aos profissionais, os módulos para as divisões de base no CT sequer começaram a ser construídos. Seriam necessários quase três anos para finalizá-la.

Outro ponto fundamental para a próxima gestão é referente ao acordo com a Adidas, que está sendo costurado, embora ainda não tenha sido colocado no papel. A questão tem influência na construção do museu, que está praticamente parado e já teve pelo menos três datas de inauguração adiadas. A Olympikus era a responsável pela maior parte da obra.

O acerto com a Adidas promete um rio de dinheiro para o Flamengo, além de projeção internacional, mas o contrato ainda precisa ser revisto pelo departamento jurídico antes de colocar o preto no branco.

PROJETOS

Adidas
Tem um acordo com o Flamengo para assumir o fornecimento de material esportivo em 2013. O acerto não foi concretizado neste ano porque ainda precisará ser aprovado pelo Conselho Deliberativo depois de ser definido o novo presidente do clube, que assumirá em janeiro.

A empresa promete colocar o Flamengo em outro patamar, pagando ao longo de dez anos mais de R$ 450 milhões. O projeto da Adidas envolve internacionalizar a marca do Fla, assim como fez com outros clubes na Europa, como Milan, Liverpool, Real Madrid, Bayern de Munique e Chelsea.

Centro de treinamento
O Flamengo hoje já tem a maioria de seus treinos da parte profissional sendo realizados no Ninho do Urubu. Ao fim de alguns meses, é esperado que os módulos 16 e 17 sejam concluídos para que os atletas possam ter toda a infraestrutura disponibilizada para treinamentos, refeições e até mesmo dormitórios para os treinos integrais.

Ainda é necessário iniciar os módulos que serão utilizados pelas divisões de base. Isso é considerado um ponto fundamental para que os jovens tenham um melhor rendimento e, consequentemente, mais chances de brilhar no profissional.

Museu

O Museu do Flamengo foi um projeto tocado praticamente na gestão de Patricia Amorim e, por inúmeros fatores, não será concluído até o fim deste ano. A maior parte, referente à estrutura física, já está concluída e foi feita pela Olympikus, como estava estipulado no contrato feito ainda na gestão de Marcio Braga, em 2009.

Devido aos imprevistos, na maioria deles resultando em falta de verba, houve três adiamentos na data de inauguração do museu. Hoje, restam poucas coisas para a obra ser concluída, mas ainda não há uma nova data de inauguração.

DIVISÕES DE BASE EM ALTA

Um ponto que o presidente eleito precisará manter em alto nível é o aproveitamento das divisões de base. Há muito tempo que o Flamengo não tem tantas conquistas nas categorias inferiores, com o auge no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2011.

Muitos jogadores são tratados como valiosos no mercado internacional e já possuem experiência tanto no profissional rubro-negro quanto em Seleções de base.

Porém, a transição desses jogadores para a principal categoria é que ainda precisa ser melhorada. No time atual poucos jogadores são aproveitados atualmente, embora o técnico Dorival Júnior tenha tentado montar primeiramente uma equipe repleta de garotos.

Nomes como Adryan, Mattheus, Muralha, Frauches e Cesar são muito bem vistos internamente, mas ainda precisam alcançar o brilho no profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário