O site português Futebol Finance
divulgou ontem o segundo levantamento do ano (o primeiro foi em abril)
do Futebol Facebook Index – Novembro 2012 – com os 100 clubes com maior
número de seguidores do mundo. O Facebook conta hoje com mais de 1
bilhão de usuários, equivalente a 42% do número total de usuários de
internet no planeta. Os seguidores dos 100 clubes listados perfazem um
total de 239 milhões, cerca de 10% do número total de usuário de
internet, estimado em 2,405 bilhões de pessoas.
O Brasil é o país com maior número de
clubes – doze – e depois vem Inglaterra e Alemanha com dez clubes cada.
Apesar disso, os seguidores dos clubes brasileiros deixam o país somente
em quinto lugar nesse ranking, com um total de 13 milhões de
seguidores. Esse número é superado pelos seguidores dos clubes da
Inglaterra com 71 milhões, da Espanha com 70 milhões, da Itália com 20
milhões e da Turquia com 19 milhões.
Os clubes europeus da lista têm 84% dos
239 milhões de seguidores e os clubes das Américas do Sul, Central e do
Norte tem 13%. É interessante notar a presença de três clubes da
indonésia, um da Malásia e um da India, mostrando o crescimento do
futebol por áreas não tradicionais.
Na frente, como em muitos outros
rankings, os mesmos de sempre: Barcelona, Real Madrid e Manchester
United, os três com números relativamente próximos e pouco mais de 98
milhões de seguidores, correspondentes, grosso modo, a 40% do total da
lista. O distanciamento desses três clubes em relação aos demais é
melhor percebido quando vemos que o quarto colocado, o Chelsea, tem
menos da metade do total de seguidores do United.
Três pontos importantes sobre a lista abaixo:
- Apenas são considerados para o ranking o número de fãs das páginas oficiais dos clubes de futebol;
- O ranking diz respeito ao número de fãs registrado em 10.11.2012;
- Os valores foram aproximados.
Nossos dois clubes com melhor colocação – Corinthians e Flamengo –
estão muito distantes dos líderes, como é visto facilmente. Para
facilitar a visualização dos clubes brasileiros, segue a lista com as
respectivas colocações e total de seguidores:
É interessante observar a presença do Santos na quinta colocação, em desacordo com as pesquisas que apontam os tamanhos das torcidas brasileiras. Essa posição no Facebook, acredito eu, pode ser creditada ao fator Neymar.
O levantamento de seguidores deixa
claro, principalmente por conhecermos o tamanho das torcidas dos clubes
brasileiros, que essa ferramenta de comunicação e de marketing é muito
pouco ou quase nada utilizada pelos nossos clubes. Bem usada, pode e
deve transformar-se em mais um fator de alavancagem da marca do clube e
de ações de marketing, inclusive em parceria com patrocinadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário