sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Contra a pressão gremista, Luxa dá conselho a R10: ‘Algodão no ouvido’




Vanderlei Luxemburgo, tecnico do flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Vanderlei Luxemburgo confia na experiência e no sangue frio de Ronaldinho. Para o técnico, o clima hostil que o espera em Porto Alegre só vai motivá-lo para o jogo contra o Grêmio, neste domingo, pela 32ª rodada do Brasileirão. Serão 45 mil gremistas magoados com o camisa 10, que no início desta temporada preferiu jogar no Flamengo, apesar do interesse do clube que o revelou. Luxa não crê em nenhum tipo de efeito negativo da pressão dos torcedores sobre a sua equipe. Pelo contrário. Diz que o seu principal jogador está preparado para lidar com a atmosfera desfavorável.

- Sempre digo que é só botar algodão no ouvido (risos). Isso só dá motivação. Imagina só jogar contra o Grêmio, todo mundo querendo que você se complique, se “f”, e você faz todo mundo ir para casa triste. O Ronaldo é muito experiente. Quando entrar no campo, é o juiz, os assistentes e onze contra onze. Quem tiver mais chora menos.

O treinador entende a insatisfação dos gremistas. Além do “não” mais recente, o craque deixou o Tricolor em 2001 de maneira polêmica e se transferiu para o PSG da França. Luxemburgo só espera que não haja excessos.

- Até a pressão fora do campo é normal. Ele jogou lá, não voltou para lá, preferiu o Flamengo, o pessoal está chateado. A única coisa é que temos de ser responsáveis. Não pode perder o limite para a violência, que pode trazer desconforto para todo mundo. Se partir para uma coisa maior, complica. Acho que isso faz parte da rivalidade, da chateação que eles estão com o Ronaldo. As pessoas se sentiram um pouquinho traídas. Existe a mágoa porque ele nasceu lá, cresceu lá. Vejo isso como amor também.

Na tarde desta sexta-feira, o grupo realizou o primeiro coletivo da semana. E talvez tenha sido o único antes da viagem a Porto Alegre, que será na tarde deste sábado. Antes, a equipe fará um treino pela manhã, às 10h, no Ninho do Urubu. O volante Willians, poupado, e o atacante Deivid, que se envolveu em um acidente de carro o caminho do CT, não participaram. Muralha e Thomás foram os substitutos. A formação ofensiva com o jovem atacante, R10 e Thiago Neves agradou.

- Ele está dentro do elenco, gostei muito do treino dele, do Ronaldo e do Thiago. É mais ou menos o que se usa hoje no futebol mundial, jogadores com as características deles.

O garoto, no entanto, deve ficar mesmo como opção. A escalação: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.



Nenhum comentário:

Postar um comentário