Pesquisa realizada em 2008 faz um perfil e aponta curiosidades dos torcedores dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro
A relação dos cariocas com o futebol é bem conhecida. Mas desta vez, uma pesquisa realizada pelo Ibope entre fevereiro e julho de 2008 foi a fundo para traçar um curioso perfil dos torcedores do Rio de Janeiro, com algumas surpresas e outros dados já esperados. Foram ouvidas 3.681 pessoas das classes AB, C e DE, de 12 a 64 anos, residentes na região metropolitana da capital. Flávio Cordeiro, um dos sócios da empresa que encomendou o estudo ao Ibope, explicou que o resultado da análise ajuda a compreender a fidelidade dos apaixonados. As informações são do jornal O Globo.
- Não existe fidelidade entre consumidor e marcas, esta é uma relação volátil. A exceção é o futebol. A fidelidade está no DNA dos torcedores. Se entendermos a relação do brasileiro com o futebol, compreendemos também sua relação com as marcas - disse Flávio.
Uma informação já prevista pela pesquisa é que a grande maioria, 58 % dos entrevistados, torce para o Flamengo. Logo em seguida, com uma diferença significativa, estão os vascaínos com 17 %.
A velha história de que futebol é coisa de homem fica para trás
O que mais chamou atenção na análise diz respeito não aos torcedores, mas às torcedoras. Entre os tricolores, as mulheres representam 52% do total. Não distante, a torcida feminina do Rubro-Negro também se sobressai à masculina e soma 51%. Além disso, a pesquisa registrou que 17% dos questionados responderam que não apóiam nenhum dos times.
vascaínos são os maiores consumidores de fast food(ração)
Do total de torcedores cruzmaltinos, 60 % se alimentam de fast food. A equipe, curiosamente, tem como patrocinador um representante deste segmento. Contraditoriamente, os vascaínos estão em segundo lugar no cuidado com o corpo. Perdem para os botafoguenses: 50 % dos alvinegros praticam exercícios.
No levantamento de copo e no poder aquisitivo, os tricolores são os campeões
A vida agitada é a justificativa usada pelos torcedores do Fluminense para o fato de não cuidarem adequadamente da saúde e serem os maiores consumidores de bebida alcoólica. De acordo com a pesquisa, os tricolores têm poder aquisitivo mais elevado do que os rivais cariocas, que gastam aproximadamente R$ 53 por mês com serviços de telefonia celular. Neste caso, a predominância dos clientes que utilizam as funções de identificador de chamadas, caixa postal e mensagem de texto, com pacotes mais caros, também é dos tricolores.
Segurança na hora da relação sexual: os torcedores dos Alvinegros são os mais precavidos
Os mais responsáveis quando o assunto é segurança durante o sexo, são os vascaínos e botafoguenses, apesar de ainda ser pouco: 36% dos que torcem pelos Alvinegros compram preservativos antes da relação. Os torcedores dos dois times também possuem plano de saúde acima da média dos demais (33%).
VEJA O INFOGRÁFICO DA PESQUISA DOS TORCEDORES CARIOCAS
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