A Fórmula Superliga começa neste fim de semana, com uma corrida em Donington Park, na Inglaterra.
Além do Flamengo e do Timão, outros 15 clubes estarão representados no circuito inglês neste fim de semana. São eles: Milan e Roma (Itália); Tottenham Hotspur e Liverpool (Inglaterra); PSV Eindhoven (Holanda); Olympiacos (Grécia); Porto (Portugal); Borussia Dortmund (Alemanha); Anderlecht (Bélgica); Basel (Suíça); Sevilla (Espanha); Rangers (Escócia); Galatasaray (Turquia); Beijing Guoan (China); e Al Ain (Emirados Árabes).
Carro e motor
Os carros da Fórmula Superliga serão iguais para todas as equipes. Os chassis são Panoz, fabricados pela americana Élan Motorsports, mesma fornecedora da extinta Champ Car. O peso deve ficar próximo dos 675 quilos, e o modelo da categoria tem tamanho parecido com os carros da GP2.
O motor terá 12 cilindros em V (V12), com 750 cavalos de potência, fabricado pela inglesa Menard Competition Technologies. A rotação máxima é de 12 mil RPM (rotações por minuto) e a capacidade será de 4,2 litros (os da Fórmula 1, por exemplo, são de apenas 3 litros). Cada unidade pesa em torno de 140 quilos e o total do carro deve ficar em 900 kg.
- Ela não será uma categoria de base. O carro é demais, tem um motor V12, que não existe em nenhuma categoria no mundo atualmente. Ele é bom de curva e de freio, só é muito pesado. Com a asa traseira grande, o show vai ser legal, deve proporcionar muitas ultrapassagens - diz Tuka Rocha, piloto do Flamengo.
O motor terá 12 cilindros em V (V12), com 750 cavalos de potência, fabricado pela inglesa Menard Competition Technologies. A rotação máxima é de 12 mil RPM (rotações por minuto) e a capacidade será de 4,2 litros (os da Fórmula 1, por exemplo, são de apenas 3 litros). Cada unidade pesa em torno de 140 quilos e o total do carro deve ficar em 900 kg.
- Ela não será uma categoria de base. O carro é demais, tem um motor V12, que não existe em nenhuma categoria no mundo atualmente. Ele é bom de curva e de freio, só é muito pesado. Com a asa traseira grande, o show vai ser legal, deve proporcionar muitas ultrapassagens - diz Tuka Rocha, piloto do Flamengo.
Regulamento
Todos os clubes marcarão pontos, não importa em que posição cheguem nas duas corridas de cada fim de semana. Ambas terão duração de 45 minutos e a segunda terá o grid definido a partir da ordem inversa de chegada da primeira. Ou seja, o vencedor sairá em último lugar e assim por diante.
O treino classificatório, que decidirá o grid para a primeira corrida do domingo, terá um sistema chamado pela F-Superliga de "disputa de pênaltis". As equipes serão divididas em dois grupos, com 15 minutos cada um. Os quatro melhores avançam ao "mata-mata".
Os oito carros entrarão na pista em duplas e farão minicorridas. Os mais rápidos das quartas-de-final avançam para as semifinais. Os dois melhores disputam a final, que decidirá o pole position. O reabastecimento e a troca de pneus não serão permitidas nas sessões classificatórias.
Transmissão
As corridas no Brasil serão transmitidas pelo SporTV. O canal mostra as duas primeiras, em Donington Park, ao vivo neste domingo, às 7h e 10h (de Brasília), no SporTV2
Confira o calendário da temporada 2008 da Fórmula Superliga:
Data.......Circuito ............ País
31/08 Donington Park -Inglaterra
21/09 Nürburgring- Alemanha
05/10 Zolder- Bélgica
19/10 Estoril- Portugal
02/11 Vallelunga -Itália
23/11 Jerez de la Frontera- Espanha
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