sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Marcelinho 'tira folga' no NBB e ensina aos fãs do basquete as regras do 3x3


Acostumado a ser quase sempre o protagonista em quadra, Marcelinho Machado viverá uma experiência mais discreta e completamente diferente neste domingo. Mas nem tão distante assim da sua rotina habitual. Um dos destaques do Flamengo no NBB 6, o ala rubro-negro será o convidado especial da TV Globo durante a Copa América de Basquete 3x3, que será realizada a partir das 8h, no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O torneio, que terá a participação do Brasil Quadra, Brasil 3x3, do Denver, dos Estados Unidos, campeão americano de 2013, e da equipe Tigre, da Argentina, vice-campeão do Tour argentino e quarto colocado no FIBA 3×3 World Tour do ano passado, será transmitido ao vivo no programa Esporte Espetacular.

Mas antes de encarar o microfone e assumir o posto de comentarista por um dia, Marcelinho aceitou o convite da TV Globo e foi até a Lagoa Rodrigo de Freitas apresentar a nova modalidade para os fãs do basquete. Se o objetivo básico de fazer cestas é o mesmo das quadras, as variações das regras são muitas. Quase que como um professor ao ar livre, o camisa 4 do Flamengo enumerou as mais importantes:

- Cada equipe atua com apenas três jogadores em quadra e um na reserva, as partidas duram dez minutos ou vão até 21 pontos, a posse de bola no ataque é de 12 segundos e os arremessos valem um e dois pontos em vez de dois e três. É um jogo mais intenso e que vem para agregar ao basquete. É uma modalidade que tem tudo para crescer e se tornar olímpica em breve. Acho que a Copa América tem tudo para despertar o interesse do público e ser um grande evento.

Marcelinho passa algumas dicas para Pedro Augusto, de 16 anos, e Jorge Emannuel, de 14 (Foto: Marcello Pires) 
Marcelinho passa algumas dicas para Pedro Augusto, de 16 anos, e Jorge Emannuel, de 14 (Foto: Marcello Pires)
 
Apesar de nunca ter participado de nenhuma competição oficial, Marcelinho aproveitou as "aulas" na Lagoa para lembrar das peladas dos tempos de moleque e de um momento especial na vida de qualquer jogador de basquete.

- Nunca disputei nenhum jogo oficial, mas treinamos muito a variação de 3x3 para ter mais espaço e exigir mais da parte defensiva durante os jogos. Essa quadra me traz boas lembranças, foi aqui que dei minha primeira enterrada - lembrou Marcelinho.

Alguns dos "alunos" do capitão do Flamengo, os amigos Pedro Augusto, de 16 anos, e Jorge Emannuel, de 14, ouviram atentamente as dicas de Marcelinho e ganharam o dia ao baterem uma bolinha com o ídolo rubro-negro. Federados nas categorias de base do Botafogo e Municipal, respectivamente, Pedro e Jorge pretendem seguir caminhos opostos.

- Viemos cedo para treinar e fomos surpreendidos com a presença do Marcelinho. Foi uma experiência maravilhosa e que jamais podíamos imaginar. Já joguei alguns torneios e achei a modalidade bastante interessante. Conheço alguns atletas até que optaram em iniciar no basquete no 3x3, e não descarto seguir esse caminho no futuro - disse Pedro Augusto.

- Eu nunca joguei e não penso em seguir o 3x3, prefiro mesmo a quadra - afirmou Jorge.

Marcelinho será o comentarista da Copa América de Basquete 3x3 (Foto: Marcello Pires)Independentemente da preferência ou não pelo basquete tradicional, Marcelinho aposta no crescimento da nova modalidade e aponta o vôlei de praia como exemplo a ser seguido.

- Acho que nesse início o 3x3 poderá até prolongar a carreira de alguns atletas, como o Rogério, por exemplo, que se aposentou na temporada passada e será uma das atrações da Copa América. Mas quando a coisa pegar mesmo acredito que muitos garotos irão se interessar diretamente pela modalidade antes mesmo de jogar na quadra como já acontece no vôlei. Já é normal observarmos promessas do vôlei de praia que começaram a jogar nas areias mesmo - destacou Marcelinho.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário