O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, lançou, na noite
desta quinta-feira (31), o programa de sócio-torcedor do clube em
Manaus, o “Amazônia Rubro-Negra”, almejando inicialmente alcançar 12 mil
associados. O diretor de marketing do Fla, Fred Luz, também participou
do evento, que reuniu ainda as torcidas organizadas rubro-negras da
capital amazonense.
Em coletiva de imprensa, Mello afirmou que Manaus foi escolhida para o
lançamento do projeto pela quantidade de rubro-negros na cidade. O
presidente disse que os benefícios aos torcedores serão definidos ao
longo do programa.
Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, está otimista com projeto do sócio-torcedor em Manaus (Foto: Marcos Dantas)
- Estamos incrementando o programa que foi lançado em março, que
inclusive já conta com sócios de Manaus. Uma coisa que sempre me
impressionou aqui foi a quantidade de flamenguistas na cidade. Quando
decidimos lançar esse programa de sócio-torcedor, sabíamos que tínhamos
que começar por uma cidade autenticamente rubro-negra -, disse o
presidente.
De acordo com o diretor de marketing do Flamengo, Fred Luz, 80% da
torcida do clube está fora do Rio de Janeiro, e é baseado nisso que o
clube tenta chegar à meta de 1 milhão de sócio-torcedores. O número
atual, ainda segundo Fred, é de 41 mil, gerando uma receita de R$ 2
milhões por mês e R$ 24 milhões por ano.
- Temos 41 mil sócio-torcedores em 8 meses de programa lançado. Isso é
quase metade do que o Internacional conseguiu em 10 anos, por exemplo. O
programa de sócio-torcedor já é a 4ª maior fonte de faturamento do
Flamengo e podemos avançar ainda mais.
Fred Luz destacou ainda que, fora possíveis jogos que o Flamengo fará
em Manaus, o programa de sócio-torcedor poderá oferecer vantagens para
outros segmentos que fora o futebol in loco. ''O grande desafio é criar
esses centro de interesses, mesmo que o jogo não esteja acontecendo na
cidade. Isso acontece em bares temáticos, onde os torcedores podem se
reunir para assistir os jogos do Flamengo e em lojas oficiais, por
exemplo. Queremos aproveitar muito as parcerias que estamos fazendo em
Manaus nesse sentido''.
Espaço para o torcedor
Foco inicial gira em torno de 12 mil associados na capital do Amazonas (Foto: Marcos Dantas)
Em perguntas direcionadas ao presidente do Flamengo, torcedores se
mostraram preocupados com os preços que serão praticados em Manaus.
Ainda sem saber detalhes nesse sentido, Eduardo Bandeira de Mello se
limitou a dizer que os preços serão definidos de acordo com as
negociações que serão feitas no futuro.
Indiretamente, os torcedores aproveitaram para pleitear preços mais
justos, tendo em vista que as novas arenas tem praticado preços
considerados caros pelos torcedores. O presidente de uma das organizadas
do Fla em Manaus, Krishna Rodrigues, explica que os benefícios são
essenciais para que o programa funcione em Manaus.
- É necessário que o Flamengo olhe com carinho para Manaus porque aqui
tem muita gente que quer contribuir. O programa de sócio-torcedor pode
ser uma alternativa muito boa para quem não tem condições de ficar
viajando para o RJ para acompanhar as partidas - , disse ao
GLOBOESPORTE.COM.
O torcedor Artur Alves, conhecido como Zico, ressalta a preocupação
dos torcedores com o preço dos ingressos devido aos estádios que serão
subsedes da Copa do Mundo.
- Isso desperta uma preocupação porque não é todo mundo que tem R$ 80,
R$ 90 ou R$ 100 pra ver um jogo de futebol. O que a gente ouve muito
daqui é que no Rio de Janeiro e em Brasília os preços estavam salgados. A
conversa de hoje com o presidente foi boa para passar esse recado de
que nós queremos fazer parte do Flamengo, mas para isso precisamos estar
no estádio.
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