quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dorival viaja ao Rio pronto para ficar e deve ser anunciado nesta quarta


Dorival Júnior técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Dorival Júnior chega ao Rio nesta quarta-feira e deve ser anunciado como novo técnico do Flamengo. O treinador, que se desligou oficialmente do Inter nesta terça, desembarca na capital carioca pronto para ficar e iniciar o novo trabalho. Assim que estiver na cidade, ele terá um encontro com o diretor de futebol Zinho para acertar os detalhes do contrato e assinar. Só algum fato fora do comum impedirá o acordo. É provável que o técnico vá ao treino da equipe no Ninho do Urubu na parte da tarde, às 15h.

Dorival, que tem 50 anos, é um desejo de Zinho. A comissão técnica dele é composta por dois auxiliares (Lucas Silvestre e Ivan Izzo) e um preparador físico (Celso de Rezende). Especulou-se que toda a equipe custará ao Flamengo R$ 800 mil por mês, mas o treinador e o diretor negaram.

O Flamengo enfrenta a Portuguesa nesta quinta-feira, pela 12ª rodada do Brasileirão, no Engenhão. O auxiliar Jaime de Almeida tem coordenado os treinos da equipe, mas a vontade de Dorival é assumir de imediato. A partida será às 21h (de Brasília).

Em entrevista coletiva concedida nesta terça, Zinho confirmou o interesse no técnico e o elogiou.

- Eu tenho interesse no Dorival. Eu quero. Eu quero o quanto antes poder conversar com ele também. É um nome muito bom. Espero que a gente tenha uma conversa – disse o dirigente, que enxerga no treinador o profissional moderno que ele procura para o atual momento do Rubro-Negro.

O interesse é mútuo. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o treinador mostrou-se empolgado.

- Quem não gostaria de conversar sobre a possibilidade de trabalhar no Flamengo? - afirmou.

Histórico recente é bom

Dorival Júnior foi demitido pelo Inter na última sexta-feira. O treinador sofria fortes contestações da torcida. A situação piorou após a derrota por 3 a 1 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Contratado em agosto de 2011, treinou o time gaúcho em 63 partidas, com 33 vitórias, 12 derrotas e 18 empates e 61,9% de aproveitamento. Conquistou o título da Recopa Sul-Americana e o Gauchão deste ano. Não resistiu, porém, ao fraco desempenho durante a atual temporada. Na Libertadores, o Inter se classificou para a segunda fase como pior segundo colocado.

O técnico deixou o time na oitava colocação no Brasileirão, com 16 pontos. Foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. A direção entendeu que a campanha poderia ser melhor no nacional, mesmo com todos os desfalques, como Oscar e Leandro Damião - cedidos para a Seleção que disputa os Jogos Olímpicos de Londres. A falta de um padrão tático e atuações mais convincentes também viraram alvo de críticas.

Antes do Colorado, o treinador trabalhou no Atlético-MG. Chegou ao clube no fim de setembro de 2010. Naquele momento, faltavam 14 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e o Galo estava na zona de rebaixamento. Com um aproveitamento de 57% dos pontos, Dorival teve sete vitórias, três empates e quatro derrotas, números que livraram o time da degola e ainda deram vaga na Copa Sul-Americana da temporada seguinte.

Em 2011, no entanto, o desempenho caiu. O Galo foi eliminado na Copa do Brasil pelo Grêmio Prudente (atual Grêmio Barueri) e perdeu a final do Mineiro para o rival Cruzeiro. No total, comandou o Atlético-MG em 50 jogos, com 25 vitórias, dez empates e 15 derrotas.

Antes do Atlético-MG, conduziu o Santos na conquista do Paulistão e da Copa do Brasil de 2010. O treinador deixou o clube depois de um desentendimento com o atacante Neymar. Em 2009, o treinador ajudou o vasco a sair da MERDA  com a conquista da Segundona.




Nenhum comentário:

Postar um comentário