sábado, 8 de outubro de 2011

Luxa ignora desfalques e dá moral para ‘intrusos’: ‘Tenho que valorizar’



Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Maldonado, Muralha e Diego Maurício. A escalação do Flamengo para o Fla-Flu de domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela 28ª rodada do Brasileirão, terá três “intrusos” entre os titulares, mas as alterações não preocupam em nada Vanderlei Luxemburgo. Sem Ronaldinho, que está com a Seleção, Aírton e Willians, suspensos, o treinador teve que remontar a equipe para o clássico decisivo e encarou a situação com naturalidade.

Mais preocupado em valorizar quem vai entrar do que em lamentar a perda de três jogadores tidos como fundamentais seja na marcação ou na criação, Luxa lembrou que esse tipo de problema é comum. Para provar isso, garantiu ser tradição desfalques em partidas decisivas e tratou de passar confiança ao trio de “novos titulares”.

- É preciso saber que na foto de campeão sempre vai ter um intruso. Essa é a historia do futebol. E esse cara é tão importante quanto o que jogou as outras 37 rodadas. Tenho que valorizar quem vai entrar. O Ronaldinho faz falta? Claro que faz. Mas tenho que falar que o Diego vai fazer um grande jogo.

Na foto do título brasileiro de 2009, por exemplo, um dos intrusos da vez pagou o pato: Maldonado. Assim como Álvaro, que foi substituído por David Braz, autor de um dos gols da vitória pro 2 a 1 contra o Grêmio, na última rodada, o volante chileno, peça importante na campanha, desfalcou a equipe na reta final e perdeu lugar para Toró no pôster.

Luxa, o otimista

Já o otimismo de Luxemburgo em uma boa exibição diante do Fluminense é o mesmo que ele garantiu ter demonstrado no pior momento rubro-negro no Brasileirão.

- Em momento algum, eu esmoreci. Mesmo quando ficamos 10 jogos sem ganhar, mantive a esperança. Dizia que nesses momentos até era difícil o jogador ver coisa boa. Quando a fase é ruim, isso aflora, a imprensa só bate nisso. Mas nunca deixei de acreditar e minha missão é mostrar isso para equipe.

Nem mesmo as condições ruins do gramado do Engenhão após a realização de shows durante a semana foram capazes de tirar lamentos de Luxa para o Fla-Flu. Resignado, o treinador encarou o problema de forma prática.

- Dá para mudar o jogo até domingo? Então, vamos jogar no Engenhão, com ou sem buraco. Não adianta falar nada. Vamos ter que jogar, e jogar bem, de qualquer maneira.

Com 44 pontos, o Flamengo é o sexto colocado no Brasileirão, atrás do próprio Fluminense, que tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no número de vitórias: 14 a 11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário