sábado, 16 de novembro de 2013

Welinton volta a ser relacionado e pode até ser titular no domingo


Welinton Flamengo zagueiro (Foto: Richard Souza)Ao que tudo indica, chegou a hora. A chance de voltar a jogar pelo Flamengo parece muito próxima para Welinton. Com ela, uma nova oportunidade de tentar conquistar a torcida rubro-negra. O zagueiro, que já esteve fora dos planos do clube e chegou a treinar longe do grupo principal, foi reintegrado em outubro, entrou em forma e fica à disposição do técnico Jayme de Almeida. E mais: pode ser titular contra o Grêmio, neste domingo, pelo Brasileirão.

Sem poder contar com Marcos González, convocado pela seleção chilena, Jayme colocou Welinton para treinar na tarde desta sexta-feira na equipe reserva, que deve jogar contra o Tricolor gaúcho - os titulares serão poupados. No esquema 3-5-2, o jogador formou o trio defensivo com Frauches e Samir. A participação dele, no entanto, ainda não foi confirmada pelo treinador. Mas é certo que ele viaja com o grupo para Porto Alegre.

- Todos os 26 jogadores que forem para lá têm condições de jogar. Ele faz parte do nosso grupo e não vai viajar a turismo. Está normal (fisicamente).

Welinton voltou ao Rubro-Negro em julho deste ano. O zagueiro, que tem contrato até março de 2016, não fazia parte dos planos de Mano Menezes. Disponível no mercado, passou a treinar separado na Gávea. O último clube do defensor foi o Alania Vladikavkaz, da Rússia.

Jayme de Almeida vê muitas qualidades em Welinton. No ano passado, quando comandou o time interinamente em julho, depois da demissão de Joel Santana e antes da chegada de Dorival Júnior, voltou com o jogador ao time titular para a partida contra a Portuguesa. Na época, justificou a decisão com muitos elogios, por considerar Welinton o melhor zagueiro à disposição naquele plantel, que tinha o chileno González, Marllon, Thiago Medeiros, Frauches e Arthur Sanches.

- Sempre achei Welinton o melhor. Ele é o mais veloz, o que faz com que ele dificilmente seja ultrapassado pelo rival. Além disso é muito bom no jogo aéreo. A torcida tem uma implicância em função de alguns lances, mas ele é um jogador em quem eu confio muito. Cada um tem o seu modo de pensar e o meu é esse - afirmou na época.

Apesar de rebaixada no Campeonato Russo, a equipe tentou exercer prioridade de compra dos direitos econômicos do jogador por U$ 2 milhões (cerca de R$ 4,6 milhões), mas não entrou em acordo com o Flamengo quanto à forma de pagamento. Welinton chegou até mesmo a voltar para a Europa, começou a pré-temporada pelo Alania e se viu obrigado a retornar ao Brasil. Diante do imbróglio, um novo empréstimo com valor fixado virou consenso. Clubes do Brasil e do exterior fizeram sondagens iniciais, mas nada evoluiu.

Revelado em 2009, Welinton sempre teve relação conturbada com a torcida rubro-negra. Como profissional, disputou 148 jogos, com 71 vitórias, 47 empates e 30 derrotas, e marcou três gols. O zagueiro foi campeão brasileiro e carioca em 2009 e novamente do estadual em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário