sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pescador, jogador da seleção é arma do Flamengo nas semis do Mundialito

Em um paraíso perdido no Maranhão, próximo aos Lençóis Maranhenses e ao Delta do Parnaíba, com praias, mangues, dunas, lagos e rios, nasceu uma das grandes revelações do futebol de areia brasileiro. Na mesma praia em que se dedicava à pesca na cidade de Tutóia, atividade que pratica até hoje, Eudim chamou a atenção pelo talento com a bola nos pés. A pelada com os amigos na beira do mar era uma tradição. O passatempo que gostava de praticar deste os 18 anos virou coisa séria pouco tempo depois. Convidado para atuar pela seleção maranhense em 2009, foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez no início deste ano. Defendendo a amarelinha, conheceu praias do Brasil e do mundo, do México a Taiti, onde a equipe levou o bronze na Copa do Mundo. Hoje, ele traz a a esperança de bons resultados para o Flamengo no 3º Mundialito de Clubes, em Copacabana, no Rio de Janeiro. 

Eudin Flamengo Mundialito de Areia (Foto: Alexandre Loureiro / Inova Foto) 
Eudin comemora um de seus três gols na goleada do Flamengo sobre o Milan: 11 a 5 (Foto: Alexandre Loureiro / Inova Foto)

Após golear o Milan por 11 a 5, com três gols de Eudim, o clube da Gávea tem uma difícil missão diante do Botafogo na semifinal, às 11h45m, com transmissão ao vivo do SporTV. No ano passado, o Mengão deixou escapar o título ao perder para o Lokomotiv, de virada, na "praia" montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. O time de Moscou, base da seleção russa, abdicou de disputar o Mundialito porque os jogadores estão na reta final da preparação para a Copa Intercontinental, de 19 a 23, em Dubai, nos Emirados Árabes. Nas duas edições do campeonato, a Rússia superou o Brasil e confirmou a sua hegemonia.

- A derrota do Flamengo na estreia contra o Corinthians serviu, de certa forma, de motivação. Sabíamos das dificuldades, este é um torneio que reúne equipes fortes e é muito equilibrado. Nos recuperamos e, Graças a Deus, conseguimos a vitória nos outros jogos. Estamos concentrados na semifinal de sábado e vamos buscar o título escapou em 2012 - revelou o jogador de 27 anos, que já passou pelo Sampaio-Corrêa, do Maranhão.

futebol de areia Flamengo (Foto: Alexandre Loureiro / Inovafoto)Apesar do sucesso nas areias, Eudim continua com uma vida simples em Tutóia. Quando não está competindo, ele gosta de pescar camarões ao lado do pai, José de Ribamar. São quase seis quilos por dia. Como o barco é de pequeno portem eles não vão para o alto mar, ficam perto da costa e não pescam os peixes maiores. O sonho do jogador é dar uma vida melhor para a família e ficar em uma situação financeira confortável, para que o pai possa se aposentar. Depois de voltar do Taiti, ele presentou Seu Ribamar com uma canoa.

- Eu ainda pesco com a meu pai, eu gosto, são as minhas raízes. O meu pai já está na faixa dos 60 anos e vou trabalhar para fazê-lo parar de trabalhar, a pesca é o ganha-pão dele. Eu queria ficar entre os 12 e ir para a Copa do Mundo para comprar uma canoa de presente para o pai, para ele pescar em segurança. O valor do barco varia entre R$ 3 mil e R$ 3,5 mil. Meu sonho já está praticamente realizado, consegui ir para seleção e agora vou representar o Brasil da melhor forma para dar um futuro melhor para a minha família. E nosso próximo desafio será na Copa Intercontinental, precisamos conquistar o título e afastar esse fantasma da Rússia de uma vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário