domingo, 19 de maio de 2013

Sem tradição no futebol, DF prefere apoio a times cariocas, principalmente ao Flamengo





Torcida rubro-negra supera 50% dos pesquisados no DF; público gasta alto para ver jogo contra Santos Foto: Paulo Sérgio / Agência LanceQue o Distrito Federal não é um expoente no futebol brasileiro, todo mundo sabe. Os únicos clubes que ganharam algum destaque no cenário nacional foram o Gama e o Brasiliense. Por essa razão, é comum que os torcedores da capital federal torçam para times do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o Flamengo é preferência absoluta entre os brasilienses, com 52% de torcedores, seguido do rival, coisa maldita, ''vasco'', com 12%. Os dados, no entanto, são preliminares baseados na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio, ainda em curso.

Em quarto lugar aparecem os times paulistas São Paulo, Corinthians e Palmeiras, respectivamente com 7,5%, 6,9% e 5,1% dos entrevistados. Nas sextas e sétimas posições do ranking parcial aparecem os cariocas Botafogo e Fluminense. O ranking das 10 maiores torcidas no DF termina com Cruzeiro, Santos e Atlético-MG.

Apesar de ter ouvido menos da metade da população do Distrito Federal (domicílios em regiões que totalizam 841 mil habitantes, contra o total de 2,7 milhões de habitantes), os pesquisadores fazem projeções que mantêm os cariocas no topo da preferência local.

Na previsão da Codeplan, o DF tem 850 mil flamenguistas, 200 mil vascaínos, 85 mil botafoguenses e 80 mil torcedores do Fluminense.

“A larga preferência dos brasilienses é por times de fora”, afirmou o autor da pesquisa Júlio Miragaya. Com a falta de interesse pelo futebol local da população do DF, as chances de uma partida de futebol lotar as 71 mil cadeiras fora da Copa são baixas.

“Do ponto de vista do campeonato interno, as possibilidades de termos um aproveitamento pleno do estádio fica muito limitada”, ponderou Miragaya. Por isso, o governo distrital está trabalhando para tentar trazer jogos de peso para a capital. Especialmente os do Rio, quando não puderem sediar partidas em seus estádios. “A renda elevada de Brasília ajuda”, afirmou o pesquisador.


A torcida flamenguista do Distrito Federal verá de perto seu time jogar em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro contra o Santos no dia 18 de maio. Será o teste do Estádio Nacional Mané Garrincha para atender a capacidade máxima de 71 mil pessoas - a partida de estreia será a final do Campeonato Brasiliense, mas contará com apenas um terço da capacidade.

O mando de campo do clássico é do time paulista, mas são os torcedores do clube carioca que mais vem lotando as bilheterias para comprar os ingressos, cujo valor mais baixo é R$ 160 (R$ 80 a meia-entrada).

Além das estatísticas registradas, o Flamengo registra que o DF é a unidade da Federação com maior número de sócio-torcedores fora do Rio. Diante do cenário, na semana passada a diretoria do clube se reuniu com o governador do Distrito Federal e prometeu mais jogos do time na capital.

“Queremos estreitar os laços com a população de Brasília. A ideia é que o Flamengo passe a jogar mais vezes no Mané Garrincha e tenha a capital como uma segunda casa, em retribuição à paixão dos torcedores daqui pelo time”, disse na ocasião o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello.



Nenhum comentário:

Postar um comentário