domingo, 19 de maio de 2013

Mattheus diz que Jorginho ajudará em seu crescimento: 'Sabe como eu jogo'


Mattheus treino Flamengo (Foto: Mauricio Val / VIPCOMM) Depois de uma novela que se arrastava desde janeiro, Mattheus acenou, no sábado, com um último capítulo, dizendo que para renovar o seu vínculo com o Flamengo até maio de 2016, só "falta assinar". Filho de Bebeto, ele acompanhou ao lado do pai e de Rafinha a segunda partida da final do Carioca Sub-20, em Moça Bonita (o Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0, mas o rival ficou com o título), e depois anunciou ter descartado o Juventus, da Itália, que tentava a sua contratação desde o início do ano. Mattheus mostrou estar animado com a permanência, não apenas por continuar no clube onde cresceu, mas por ser comandado por Jorginho.

Lateral-direito tetracampeão mundial ao lado de Bebeto, Jorginho conhece o jovem meia rubro-negro desde pequeno. Mais do que isso, segundo Mattheus, Jorginho o conhece bem também como jogador. Ele crê que esse fato o ajudará a amadurecer e crescer como jogador.

- Ele é um cara que vai me ajudar bastante por me conhecer, saber o que eu preciso para crescer como jogador. Converso bastante com ele, sabe como eu jogo, sabe o que eu necessito - disse o atleta.

O empresário do atleta, Vantuil Gonçalves, da MFD, explicou o motivo de a negociação com o Juventus não ter se concretizado. Em janeiro o clube italiano fez uma proposta oficial, a cerca de uma semana do encerramento da janela da Fifa para transferências internacionais. A oferta, que totalizava cerca de 2 milhões de euros para o Flamengo (R$ 5,2 milhões), caducou com a impossibilidade de o jogador ser inscrito antes do fim do semestre pelos italianos. Mas as conversas continuaram e, mais ainda, o Juventus insistiu demonstrando interesse em contatos frequentes.

A segunda oferta foi verbal, totalizando 1,6 milhão de euros (R$ 4,3 milhões) para o Flamengo. Os italianos justificaram que não poderiam pagar o mesmo valor depois de perder o prazo para inscrição e o Flamengo acabou concordando com os valores. Mas a proposta oficial não chegou, apesar de os contatos confirmando o interessem terem persistido. As justificativas foram de disputa de competições a viagem de diretor. Passou a ficar evidente, para os empresários e para o jogador, que a intenção do clube italiano era protelar a negociação até uma data próxima a 1 de julho. A partir daí, Mattheus poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe e o Flamengo não receberia nada pela transferência.

- O Mattheus em momento algum pretendeu sair do Flamengo sem que o clube fosse ressarcido por isso ou em se transferir para outra equipe. Surgiu uma proposta para o Juventus, ele quis ir, assumiu isso, mas sempre manteve a posição de que só sairia com a concordância do Flamengo. E esse acordo não aconteceu. Achamos que não seria uma boa para ele sair no pré-contrato, dessa forma, sem o Flamengo ser ressarcido, e ele também pensa assim. Ele sempre deixou bem claro que não sairia se não houvesse acordo entre os clubes.

Matheus discursou no mesmo tom:

- O Juventus mandou uma proposta em janeiro, mas os clubes não entraram em acordo. Eu sempre deixei bem claro que não sairia se o Flamengo não tivesse um retorno e não houvesse acordo. Avisei que jamais sairia no pré-contrato, sem o Flamengo ser beneficiado de alguma forma pela minha venda. Jamais sairia pela porta dos fundos. Os times não entraram em acordo e resolvi ficar.

O meia afirmou que, apesar da frustração de ficar sem jogar por conta da negociação, se dedicou aos treinos e espera estar pronto para corresponder quando as oportunidades surgirem.

- Foi complicado, ficar três meses sem jogar para qualquer um é muito difícil. Mas sempre procurei nos treinos ganhar o que eu estava perdendo. Pedia para treinar mais, fazer algo mais na parte física, para quando surgisse uma oportunidade não sentir tanto. É claro que vou sentir, porque jogo é jogo e treino é treino, mas procurei me preparar mais ainda nesses três meses para não deixar faltar nada se saísse ou se ficasse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário