sábado, 10 de março de 2012

Renato passa por cirugia de três horas e deve voltar às atividades em 18 dias


 
Renato Abreu após cirurgia (Foto: Cadu Machado /Divulgação)
Renato foi submetido a uma intervenção cirúrgica na manhã deste sábado, no hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, para corrigir a arritmia detectada semana passada, em exame de renovação do seu seguro de saúde. Segundo o médico Serafim Borges, correu tudo bem durante as três horas de cirurgia, mas uma mudança no processo modificou a previsão de retorno aos treinamentos de 10 para 18 dias.

- Foi tudo tranquilo nas três horas de cirurgia, correu bem. Mas a previsão de retorno mudou um pouco. Tivemos que mapear pelo lado direito e esquerdo. Então, daqui a 15 dias ele será reavaliado e, estando tudo bem, em 18 dias volta a treinar – afirmou Serafim Borges, que acrescentou que o jogador terá alta neste domingo.

A previsão inicial para a volta de Renato aos campos era de sete a dez dias depois da cirurgia. Um catéter foi inserido pela virilha do jogador até o lado direito do coração, local da arritmia. O procedimento também teve que ser feito pelo lado esquerdo para o estudo eletrofisiológico, que mapeia a região e onde foi feita uma ablação, que vai cauterizar o foco da arritmia.

- Consideramos a cirurgia um sucesso. O coração do Renato é totalmente normal, só tendo a taquicardia que foi corrigida plenamente com o procedimento realizado hoje. O atleta poderá voltar a praticar atividades físicas e jogar futebol sem nenhum tipo de problema - disse o médico Claudio Baldi, que também participou da equipe de cirurgia.

info coração renato abreu (Foto: arte esporte)

A partir de agora, o jogador terá um acompanhamento especial apenas como prevenção. Renato ficará em observação por 24 horas no hospital antes de ser liberado. Depois de 15 dias – a previsão inicial era de uma semana -, fará uma nova avaliação física e um monitoramento em seguida. Se os resultados forem todos positivos, poderá voltar a treinar no Ninho do Urubu daqui a 18 dias.

Depois do treino desta manhã, Kleberson revelou que todos foram pegos de surpresa no início da semana, quando o problema de Renato foi diagnosticado:

- Ficamos assustados, pois de uma hora para outra, ele está treinando ali do nosso lado e tem um problema como esse. Mas vai dar tudo certo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário