Com descontos de quase 70% da bilheteria na inauguração da Ilha do Urubu
– após a reforma e ampliação no estádio Luso-Brasileiro -, o Flamengo
projeta aumentar o resultado financeiro na nova casa gradativamente. Na
primeira partida, faturou R$ 246 mil, fora o desconto da penhora de R$
36 mil sobre a renda. A diretoria já estuda fazer ajustes de preços depois desses três jogos da Ilha - é provável que baixe o preço de alguns setores. A venda de 7.345 pacotes gerou receita de R$ 1.133.145,00 para os cofres do Flamengo.
Na comparação com os altos custos do Maracanã, o clube vê como melhor opção a Ilha do Governador. Houve redução grande de gastos na maioria dos casos. Vamos a eles ponto a ponto.
Consumo
O clube estimou R$ 50 mil de consumo de água, gás e luz no borderô da
Ilha. Estes valores significam economia de 70% em relação aos gastos no
Maracanã - cujo consumo chega a R$ 170 mil por partida.
Operação do jogo
Para as primeiras partidas o Flamengo, explicou o diretor de novos
negócios, Marcelo Frazão, "superdimensionou" gastos com equipes de
seguranças, orientadores e funcionários. Trabalharam na primeira partida
300 agentes na Ilha do Urubu. O clube colocou R$ 198 mil nessa conta no
borderô. O que inclui, de acordo com o clube: além de seguranças,
pessoal de limpeza, manutenção, postos médicos, socorristas,
orientadores e controladores de acesso, catraqueiros, funcionários de
tecnologia de informação (TI), locutor, operação de telão entre outros.
Para efeito de comparação, uma partida no Maracanã costuma ser mais do
que o dobro, passando de R$ 400 mil. Isto sem falar no aluguel do
estádio. O acordo do Flamengo na Ilha não aparece no borderô, mas é
estimado em R$ 300 mil mensais, o que foi acordado no contrato de três
anos, renováveis por mais três anos com a Portuguesa. A diretoria do
Flamengo vai estudar a diminuição destes gastos jogo a jogo.
- Isso depende basicamente do comportamento da torcida. A ideia é que a
torcida entenda que sua segurança depende e muito do seu próprio
comportamento no acesso, dentro do estádio e na saída – comentou o
diretor rubro-negro.
Aluguel de grades
No Maracanã, o aluguel de grades para Flamengo x Atlético-GO custou R$
37 mil, valores médios em jogos. Na Ilha, o borderô apontou R$ 22 mil de
aluguel de grades. Frazão explica que estes custos equivalem, além do
aluguel, a montagem, desmontagem e transporte de todas as grades. O
clube procurou melhor oferta do mercado e discute internamente se vale
comprar e armazenar as grades para evitar este custo por partida,
informou o diretor de novos negócios do Flamengo.
Confecção e pré-venda de ingressos
Este custo corresponde ao pagamento do sistema e da operação de vendas
da empresa responsável pela administração das entradas. No Maracanã,
para o Fla-Flu, por exemplo, o borderô assinalou R$ 87 mil. Contra o
Atlético-GO, este custo foi de R$ 66 mil. Na Ilha, menos da metade, com
R$ 31,5 mil.
- Este é um questionamento que sempre temos. "Por que essa despesa se é
cartão e os ingressos não são impressos?" O valor depende da renda, do
número de ingressos vendidos para sócios torcedores, do número de
ingressos vendidos pela internet para não sócios, pelo número de
cortesias emitidas etc - explica Marcelo Frazão.
Os gastos extras e o que aumentou
Operação de trânsito
Se há bastante redução de despesas, há também gastos extraordinários
que não aconteciam no Maracanã ou em Volta Redonda, por exemplo. Por
acordo com a prefeitura do Rio, o Flamengo investiu em placas de
trânsito, faixas, cones, grades e painéis eletrônicos nas ruas e vias de
acesso da cidade até a Ilha do Urubu. O clube vai pagar pela locação
destes equipamentos, pelo menos, nos primeiros jogos na Ilha do
Governador. A ideia é facilitar a chegada e saída do estádio
para orientação de público, mas o custo extra é considerável: R$ 45 mil
por partida. A expectativa do Flamengo é que este gasto diminua com o passar dos primeiros jogos.
- O nosso resultado (financeiro) tende a crescer se mantivermos estes
valores de renda e conseguirmos baixar os custos. Mas vamos avaliar
tanto a precificação como os custos neste período inicial. O importante é
que agora temos uma opção sustentável no Rio de Janeiro para mandos de
nossos jogos - afirmou o diretor de novos negócios do clube, Marcelo
Frazão, em entrevista ao GloboEsporte.com.
Ingressos promocionais
Na comparação com a partida contra o Atlético-GO, que o Flamengo gastou
R$ 14,7 mil com ingressos promocionais, Frazão explica que a diferença
para a Ilha (com "ingressos promocionais" no valor de R$ 51,1 mil) é na
dedução de impostos e no valor desta entrada.
- Contra o Atlético-GO, foram 1.176 cortesias que entraram e saíram do
borderô ao menor valor no preço de R$ 12,50. Isto entra como receita,
calcula-se o imposto e sai como despesa. É questão apenas de efeito
fiscal. Agora, contra a Ponte na Ilha, foram 1.461 cortesias que
entraram e saíram ao menor valor de R$ 35,00 - explicou o dirigente do
Flamengo.
Flamengo evita projeção de renda com bilheteria na Ilha
Mesmo com estes gastos extras, Frazão ressalta que a Ilha do Urubu é
também garantia de não ter os prejuízos do Maracanã sem sair do Rio. O
executivo faz a seguinte comparação: contra o Atlético-GO, para público
de 33 mil pessoas e renda de R$ 816 mil, o Flamengo saiu devendo R$ 326
mil do Maraca. Na Ilha, com menos 20 mil pessoas de público, renda um
pouco menor (R$ 803 mil) e descontos de 69%, o Fla lucrou mais de R$ 200
mil.
- Mesmo com a operação na Ilha superdimensionada, pois colocamos mais
seguranças, orientadores, ficamos com resultado de R$ 500 mil positivo
comparado ao Maracanã com praticamente a mesma renda – destacou Frazão.
Apesar da redução dos gastos em comparação com o Maracanã, Frazão acha
cedo para fazer projeção mínima de receitas até o fim do ano na Ilha do
Urubu.
- É prematuro falar em projeção. Temos a questão da precificação dos
ingressos, que vamos avaliando. Mas para o primeiro jogo tivemos receita
ótima para o público pagante, considerando que não esgotamos os
ingressos. A Ilha é um estádio que nos permite, mesmo com renda abaixo
de R$ 1 milhão, ter resultado positivo. O que não acontece no Maracanã.
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