EVOLUÇÃO DA COTA DE TV DOS CLUBES
Flamengo
2012: R$ 114 milhões
2013: R$ 110,9 milhões
2014: R$ 115 milhões
2015: R$ 127,8 milhões
2016: R$ 197,1 milhões
2012: R$ 114 milhões
2013: R$ 110,9 milhões
2014: R$ 115 milhões
2015: R$ 127,8 milhões
2016: R$ 197,1 milhões
Corinthians
2012: R$ 153,8 milhões
2013: R$ 102,5 milhões
2014: R$ 108, 7 milhões
2015: R$ 118 milhões
2016: R$ 141 milhões
2012: R$ 153,8 milhões
2013: R$ 102,5 milhões
2014: R$ 108, 7 milhões
2015: R$ 118 milhões
2016: R$ 141 milhões
Palmeiras
2012: R$ 73,6 milhões
2013: R$ 76,3 milhões
2014: R$ 80,7 milhões
2015: R$ 85 milhões*
2016: R$ 137,4 milhões
2012: R$ 73,6 milhões
2013: R$ 76,3 milhões
2014: R$ 80,7 milhões
2015: R$ 85 milhões*
2016: R$ 137,4 milhões
Fonte: balanço financeiro dos clubes
*Valor estimado
*Valor estimado
Um
dos clubes que mais foi beneficiado com os novos contratos de
transmissão de jogos em 2012, o Corinthians vive situação diferente
passados quatro anos. Se antes estava próximo ao Flamengo, hoje a equipe
alvinegra é 'goleada' pelo rival carioca no que se refere as cotas de
TV e vê o Palmeiras cada vez mais próximo.
Segundo balanço dos clubes, em 2015 o Flamengo arrecadou R$
127,8 mihões em receitas de TV contra R$ 118 milhões arrecadados pelo
Corinthians na mesma temporada.
A diferença de quase R$ 10 milhões
é pequena comparada ao abismo que será na atual temporada com os novos
contratos fechados, segundo os orçamentos divulgados pelos clubes. O
Flamengo deve arrecadar R$ 197,1 milhões, enquanto o Corinthians prevê
receber R$ 141 milhões - diferença de R$ 56,1 milhões.
Não bastasse o abismo para o rival carioca, o Corinthians
ainda viu o Palmeiras se aproximar. O clube alviverde prevê arrecadar R$
137,4 milhões - diferença de R$ 3,3 milhões. A diferença entre eles já
chegou a ser de R$ 80,2 milhões em 2012.
O Corinthians tem uma explicação para a diferença ter mudando em relação aos rivais.
"Adotamos
uma filosofia conservadora ao preparar nosso orçamento. Cada clube
adota um critério para desenvolver o planejamento anual. Nós, no
Corinthians, nos baseamos nas receitas que temos certeza de que vamos
receber e desconsideramos valores estimados, como venda de pay-per-view
ou até a ida ao Mundial de Clubes, que aumentariam e muito nossa
receita", diz Emerson Piovesan, diretor financeiro corintiano.
Segundo
ele, o objetivo ao formular um "orçamento mais conservador" foi evitar
com que o clube some receitas que não são concretas e faça investimentos
errados.
"Não podemos fazer dívidas, gastando o que não temos.
Adotamos esse pensamento para não acontecer o que ocorreu em gestões
passadas, isto é, considerar um valor maior que pode não se confirmar",
completou Piovesan.
Até 2011, a negociação do repasse do dinheiro
da TV era feita pela TV Globo ao Clube dos 13. A divisão era feita de
forma mais igualitária, mas a partir daquele ano as equipes passaram a
negociar individualmente. Desde 2012, o Corinthians está entre os clubes
que mais tiveram retorno com as cotas de TV. Naquele ano faturou R$
153,8 milhões. O montante foi proporcionado pela participação alvinegra
no Mundial de Clubes.
Já os valores atuais fazem parte do novo
contrato de TV fechado com a Rede Globo no ano passado para a
transmissão do Campeonato Brasileiro. O acordo é válido até 2018.
Os
valores também contabilizam o retorno com a transmissão do Campeonato
Paulista. Ano passado os grandes do Estado assinaram um acordo com
duração de seis anos. Em outubro, o Corinthians recebeu um adiantamento
de R$ 20 milhões - segundo o clube, o valor é referente a pagamento das
'luvas' do novo contrato.
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