A diretoria rubro-negra informou que a mudança de planejamento se deu pela necessidade de cumprir acordos comerciais previamente firmados, válidos até 2016, mas deixou claro que mantém sua posição de contestação quanto à forma de gestão da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.
A estreia do Flamengo no Campeonato Carioca será no próximo dia 30, contra o Boavista, às 19h30, em local ainda a ser definido. O Rubro-Negro é o mandante da partida.
Confira a íntegra da nota oficial do Flamengo:
Desde o início da primeira gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello, o C.R. Flamengo tem marcado firme posição oposta às práticas e aos métodos de gestão da FERJ. Em virtude de tal posicionamento e do flagrante e injustificável desrespeito ao qual o clube foi submetido por ocasião do Conselho Arbitral de 30/01/2015, o C.R. Flamengo decidiu não disputar o Campeonato Carioca 2016 com seu elenco principal, salvo se a FERJ acatasse o conjunto de reivindicações que o C.R Flamengo e o Fluminense Football Club explicitaram por ocasião do processo de reeleição da atual diretoria da entidade e através de nota publicada no dia do citado Conselho Arbitral. Outra hipótese em que o C.R Flamengo admitiria recuar no propósito de não utilizar seu elenco principal seria no caso de uma determinação em contrário por parte dos detentores dos direitos de transmissão da competição.
O posicionamento do C.R Flamengo foi amplamente discutido com a Rede Globo ao longo do ano de 2015, sem que houvesse por parte desta qualquer determinação em contrário. Era objetivo do C.R Flamengo garantir aos nossos parceiros comerciais uma programação esportiva ao longo do período de disputa do Campeonato Estadual que compensasse qualquer eventual prejuízo que pudesse ser causado pela utilização de um elenco alternativo na competição.
Entretanto, nesta sexta-feira, 8 de janeiro, o C.R. Flamengo recebeu comunicado formal da Rede Globo determinando que a posição adotada pelo clube fosse revista, com fundamento no contrato de transmissão do Campeonato Estadual assinado pela FERJ e pelos clubes em 2010 e que se encerra neste ano de 2016.
Portanto, em respeito a um acordo comercial previamente firmado e à constante determinação do C.R. Flamengo em evitar constrangimentos e/ou prejuízos aos nossos parceiros, informamos que, ao contrário do que havia sido comunicado, o C.R Flamengo disputará o Campeonato Carioca de 2016 com seu elenco principal. Esta nova realidade, apesar dos transtornos ao Departamento de Futebol, que em seu planejamento para 2016 dimensionou o elenco de forma a competir em duas frentes paralelas, não acarretará conflito com a determinação de utilizar o elenco principal também na Primeira Liga.
Reiteramos que tal medida se deve exclusivamente ao relacionamento comercial entre o clube e a Rede Globo, não significando em absoluto que o C.R. Flamengo valide o papel que a FERJ vem desempenhando à frente do futebol do estado do Rio de Janeiro. Em nosso entendimento, a falta de transparência, as já conhecidas falhas de organização e os demais desmandos praticados por aquela instituição nos últimos anos seguem prejudicando desenvolvimento do futebol no estado e não contam com o apoio do C.R. Flamengo.
Ao contrário, nosso propósito continua o mesmo e os interesses da Nação Rubro-Negra certamente serão salvaguardados nos termos do contrato de televisionamento do Campeonato Estadual que passará a vigorar a partir de 2017.
Agradecemos aos torcedores e a todos que sempre apoiaram o nosso posicionamento e declaramos que o C.R. Flamengo, apesar do retrocesso que o respeito ao contrato firmado nos impõe, continuará a lutar pelas melhorias que o futebol carioca há muito necessita e merece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário