Nesta quinta-feira pela manhã, a Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria de Transportes e da CET-Rio, apresentou a operação de trânsito que irá vigorar em dias de jogos realizados no Maracanã já a partir do clássico entre Fluminense e Vasco, no próximo domingo. Segundo o Secretário de Transportes Carlos Roberto Osório, o estudo feito em parceria com membros do Consórcio que administra o estádio tem como objetivo tentar adequar em jogos de grande porte do Brasileiro a mesma estrutura e esquema desenhado para a Copa das Confederações.
- Essa é nossa meta em termos de conceito. Sabemos que os jogos do
Brasileiro possuem requerimentos diferentes, porém temos como desejo que
o novo Maracanã se aproprie do que fizemos na Copa das Confederações. O
torcedor precisa ter ganho de conforto, comodidade e segurança
impactando da menor maneira possível a vida dos moradores - afirmou.
Ao lado de João Borba, presidente do Consórcio, o secretário mostrou as
interdições no trânsito, que em jogos de grande porte como o clássico
de domingo acontecerão três horas antes de a bola rolar, e em jogos com
menos expressão, duas horas antes, além de proibições de estacionamento e
alteração em linhas de ônibus. Além disso, apresentou uma novidade: uma
interdição inédita de duas ruas, Professor Manoel de Abreu entre a São
Francisco Xavier e a Radial Oeste, e Radialista Valdir Amaral, meia hora
antes do término do jogo.
- Isso foi colocado em função do grande fluxo de pessoas na saída. O
objetivo de todo o estudo é evitar conflito entre pessoas e veículos na
chegada e na saída dos jogos - disse.
Em jogos de grande porte, o efetivo para organizar o trânsito contará
com 180 agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio, além de seis reboques,
17 motocicletas, 18 veículos e 15 painéis de mensagens móveis
informando as mudanças. Segundo o secretário, o Consórcio irá dividir o
custo em todos os jogos para garantir que este quadro seja repetido
sempre sem prejudicar outros eventos que possam acontecer em paralelo.
Já na parte interna do estádio serão 2.000 funcionários entre
seguranças, orientadores, bares, limpeza, recepção e manutenção
custeados pelo Consórcio.
- É uma parceria importante para nós garantirmos a qualidade do serviço
sempre em jogos de grande porte. Em outros jogos menores o efetivo
diminui - explicou o secretário, lembrando que o Gepe irá divulgar ainda
o próprio esquema de segurança e que o Centro de Operações Rio irá
ajudar qualquer pedido feito.
Em relação ao transporte, tanto o secretário como o presidente do
Consórcio reafirmaram que os torcedores devem utilizar transporte
público já que as proibições no entorno do estádio valem inclusive para
os táxis. Já as proibições de bares e restaurantes do entorno de vender
bebidas alcólicas duas horas antes do jogo continuam valendo como eram
antes e durante a Copa das Confederações. Tudo, na visão de Borba, para
garantir a nova filosofia do estádio.
- Queremos agradecer à Prefeitura. Sem esse apoio incondicional não
iríamos conseguir garantir a segurança e o conforto. Queremos famílias
no estádio e queremos também que todos se divirtam no estádio - disse
Borba.
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