Entre as centenas de stands enfileirados na Soccerex, feira de negócios
de futebol que acontece no Rio de Janeiro esta semana, a cena mais
comum deveria ser os clubes brasileiros investindo na exposição de suas
marcas, aproveitando a logística, para os representantes internacionais,
correto? Negativo. Ainda que o número tenha aumentado da edição de 2010
– a primeira em solo brasileiro – para a atual, apenas sete dos 20
integrantes da Série A adquiriram um espaço no evento.
Santos e Botafogo (usando seu estádio, o Engenhão, como carro-chefe)
repetiram a participação e tiveram a companhia de Bahia, Cruzeiro,
Corinthians, Flamengo e Grêmio (também dividindo o nome com sua nova
arena, ainda em construção, para maior destaque). Os objetivos são muito
parecidos, apesar de o tamanho da visibilidade e a ambição variarem. O
foco é angariar novas parcerias, satisfazer os atuais patrocinadores e
até facilitar a venda de jovens jogadores.
Maior torcida do Brasil, o Rubro-Negro carioca checou a planta do local
com muita antecedência e obteve dois stands juntos, em boa localização.
Como resultado, viu a área cheia de gente ao longo desta segunda-feira,
primeiro dos três dias da feira. E aproveitou para lançar seu modelo
personalizado de celular, atraindo ainda mais interesse.
Stand Flamengo na Soccerex repleto de cartolas e convidados (Foto: André Casado/GLOBOESPORTE.COM)
- Ficamos frustrados de não termos conseguido participar em 2010. O
maior clube do país não poderia ficar fora. É uma exposição obrigatória
da marca, estarmos presentes aqui, e com mais do que um espaço, para
caber tudo, está definido desde o início do ano. O contato com
potenciais novos parceiros, que podem estar ao seu lado na Soccerex é
ótimo - definiu Henrique Brandão, vice-presidente de marketing do Fla.
Camisa de grande envergadura como Vasco, São Paulo, Palmeiras,
Atlético-MG, Internacional e Fluminense não estão presentes no evento.
Ao passo que o Bahia, que retornou à elite este ano, fez questão de
registrar o crescimento das receitas e ampliar sua marca
interncionalmente.
Segundo uma assessora no stand do Tricolor da Boa Terra, a intenção é
negociar promessas para que os recursos facilitem vôos mais altos em
2012. Por essa razão, DVD´s de atletas da base e até do time
profissional foram editados para serem distribuídos. Por fim, a história
do clube, pouco difundida além das fronteiras, é divulgada na área
alugada.
.
Para o Cruzeiro, as categorias de base também estão em evidência na
Soccerex. Prova disso é que a Raposa enviou três representantes, sendo
dois deles ligados à garotada. Um deles é o ex-goleiro Raul Plassmann,
que tem coordenado o setor com viagens de intercâmbio, torneios e vem
colhendo frutos com os resultados. Afinal, os mineiros são os atuais
campeões brasileiros sub-20 e da Copa do Brasil sub-17.
- Estamos satifeitos com o retorno até agora. Até empresa da Rússia já
veio se informar a respeito do clube. É um momento propício para os
negócios, raramente há essa união de forças, como a Fifa, os comitês,
pessoas influentes e empresas de primeira linha no mundo num mesmo
ambiente. Aqui, não há dificuldade de fuso, de comunicação, nem
intermediário – festeja Robson Pires, diretor comercial do Cruzeiro.
Tanto a Raposa quanto o Flamengo expuseram, por exemplo, expuseram
alguns de seus principais troféus, conquistados em Libertadores,
Supercopa e Brasileiros. E o Peixe terá a presença do astro Neymar em
seu espaço nesta terça-feira.
O evento acontecerá na Cidade Maravilhosa em 2012 e 2013 também, tudo
por conta da proximidade da Copa do Mundo. É a chance para mais clubes
se ligarem e garantirem mais força extramcampo com a exploração da
marca.
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