O relógio aproximava-se de meia-noite no dia 15 de dezembro de 2009 quando Andrade ligou para o então vice de futebol Marcos Braz e aceitou a proposta de renovação contratual. Se não houvesse tal atitude de última hora, Rogério Lourenço seria anunciado como treinador do Flamengo para esta temporada.
Era uma aposta pessoal de Braz, empolgado com o trabalho dele na seleção brasileira sub-20 e nas divisões de base do Rubro-Negro. Curiosamente, neste sábado, dia seguinte à demissão do “padrinho”, a presidente Patrícia Amorim consultou o gerente de futebol Isaías Tinoco e resolveu deixá-lo como interino na partida de quarta-feira contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Taça Libertadores.
Será o início da trajetória dele como treinador do time profissional. Nas divisões de base ficou de 2006 a 2009, entre juvenil e juniores. Mas a história do ex-zagueiro é ligada ao Flamengo desde os 13 anos, quando trocou o vasco. Estreou em uma situação de risco, aos 17 anos, substituindo o uruguaio Dario Pereyra.
- Estou acostumado às coisas acontecerem cedo na minha vida. Agora será dado mais um passo e vou seguir em frente – disse o treinador, de 39 anos, apenas dois a mais do que Petkovic(foto).
Mesmo sem assumir o comando da equipe no início deste ano, Rogério foi puxado para a equipe profissional. Transformou-se no terceiro auxiliar de Andrade – Marcelo Salles e Paulo Henrique eram os outros. No entanto, em momento algum foi inserido no círculo de amizades do treinador.
- Só digo uma coisa: comissão técnica é cargo de confiança – disse Andrade, durante a pré-temporada em Porto Feliz, quando questionado sobre o que achou da chegada de Rogério.
O ex-jogador é afeito à disciplina. E encontrará um grupo cujas atitudes depõem contra os princípios do profissionalismo, com ausências em treinos, influência no horário das atividades e do período de concentração.
- O Flamengo é muito grande, uma nação. Nada e nem ninguém pode ficar acima – avisou Rogério Lourenço.
A estreia – e talvez despedida – do treinador interino será nesta quarta-feira contra o Corinthians, pelas oitavas da Libertadores. A partida acontece no Maracanã, às 21h50m (de Brasília).
Nenhum comentário:
Postar um comentário