terça-feira, 28 de maio de 2013

Suspensos, Caio Torres e Marcelinho desfalcam Flamengo na final do NBB

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do basquete, Fabrício Dazzi, deferiu o pedido do procurador Rafael Fachada e suspendeu preventivamente por 30 dias os atletas Marcelinho Machado e Caio Torres, do Flamengo, por conta da confusão com atletas do São José no jogo 4 da semifinal do NBB. Dessa forma, ambos estão fora da final do campeonato, neste sábado, às 10h, contra o Uberlândia, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Também foi suspenso o preparador físico Rafael Bernardelli.

No Flamengo, o vice-presidente jurídico Flávio Willeman já prepara um pedido de reconsideração da medida. Ele cuidará pessoalmente do caso e deve entrar com o recurso ainda nesta noite:

- O Flamengo não foi intimado ainda, vou conhecer os termos da decisão e vou analisar para ver qual medida iremos adotar. Ainda hoje devemos entrar com um pedido de reconsideração, mas preciso conhecer os termos da decisão - disse Willeman.

Dazzi explicou que pode reconsiderar a decisão, desde que a defesa do Flamengo apresente novos elementos. Ao justificar sua medida, ele narrou as provas nas quais se baseou:

- Eles podem recorrer. Mas hoje com as provas, denúncia, relatórios disciplinares da súmula e imagem... Analisei com base nessas provas. Se surgir algum elemento novo posso reconsiderar, claro - explicou Dazzi

Ele não viu razões para aplicar a suspensão preventiva ao árbitro da partida, Cristiano Maranho. O documento que esclarece que Dazzi tomou a decisão por "não vislumbrar ato infracional grave" que justifique a medida. No texto que fundamenta a suspensão preventiva, o presidente do tribunal diz que "se tornaram públicos e notórios todos os fatos narrados na denúncia, o que demanda uma providência urgente".

Diz o documento: "Pelo relato da denúncia, das provas e imagens amplamente divulgadas pela imprensa, percebe-se que há urgente necessidade de que a Justiça Desportiva ofereça resposta rápida e eficiente para que tais atos sejam coibidos, pois constituem afronta aos princípios da moralidade desportiva, do espírito desportivo (fair play) e da estabilidade das competições".

Conforme antecipou o GLOBOESPORTE.COM, além de Marcelinho e Caio Torres, o atleta Kojo e outros membros da comissão técnica foram denunciados. Porém, não entraram no pedido de suspensão preventiva e só poderão ser punidos após julgamento, que não acontecerá nesta semana por conta do feriado. Fulvio, do São José, que seria um dos protagonistas da confusão na semifinal não foi denunciado. Foi incluído como testemunha no pedido da Procuradoria. O procurador Rafael Fachada explicou que, contudo, ele pode ser denunciado após os envolvidos no caso serem ouvidos, o que não aconteceu agora porque não é possível constatar o que foi dito pelo atleta pelas imagens da partida.

São José Flamengo NBB confusão 3 (Foto: Reprodução SporTV) 
A confusão no fim do jogo 4 da semifinal do NBB entre Flamengo e São José (Foto: Reprodução SporTV)

Marcelinho e Caio Torres foram denunciados nos artigos 254-A (praticar agressão física durante a partida) e 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Kojo entrou apenas no artigo 257, mas não está entre os relacionados no pedido de suspensão preventiva. Bernardelli, além do 254-A e do 257, foi denunciado no artigo 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto). O supervisor André Guimarães também foi enquadrado no artigo 257, o fisioterapeuta Ricardo Machado no 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras) e o Flamengo no 257, 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir) e 258-D, que permite aplicação de multa além das sanções previstas nos demais artigos. Os pedidos de suspensão preventiva se referem apenas a Marcelinho, Caio Torres e Bernardelli, do Flamengo, e ao árbitro Maranho.

O pedido de suspensão preventiva de Marcelinho Machado, que ficou no banco do Flamengo nos playoffs, mas não vem sendo utilizado porque ainda está em fase de recuperação de uma cirurgia no joelho que o afastou da temporada, é justificado dessa forma: "Com sua atuação foi responsável por desencadear toda a confusão que se verificou nas provas apresentadas, sendo responsável pelo caos instaurado". O nome de Caio Torres está acompanhado da seguinte explicação para o pedido: "Teve atuação destacada na confusão, sendo de imensa gravidade os atos praticados pelo denunciado, como pode ser visualizado pelos relatórios e pela prova de vídeo, quando o mesmo agride diversos atletas adversários".

No caso do árbitro Cristiano Maranho a acusação é de omissão. Ele já fora denunciado pela Procuradoria em outro caso recente, o da suspensão de Jeff Agba, do Bauru. Diz o pedido de suspensão preventiva para o árbitro: "Claramente omitiu-se, sendo um dos grandes responsáveis pela confusão instaurada, e deve ser preventivamente suspenso até que este STJD possa avaliar a fundo e de forma completa sua responsabilidade".

                                                                                                 A briga generalizada

 Logo após o término do jogo 4, em São José dos Campos, Marcelinho Machado, que ainda se recupera de lesão e estava no banco rubro-negro, foi até Fúlvio no centro da quadra. Os dois trocaram palavras rápidas e o ala carioca fez o movimento para acertar uma cabeçada no rival. Fúlvio levou a mão ao rosto, Murilo tomou as dores, partiu para cima de Marcelinho e o acertou por trás. Rafael Bernardelli, um dos preparadores do Fla, empurrou o pivô joseense de volta.

A turma do “deixa disso” tentou entrar em ação, mas alguns atletas e membros das comissões tentavam tirar satisfação com os adversários. No meio do bolo, Caio Torres tentou acertar um rival com um soco. O pivô rubro-negro era um dos mais furiosos, tendo de ser segurado por Marcelinho. Foram quase dez minutos até que situação fosse tranquilizada. Depois de muito custo, os times foram para os vestiários, mas as trocas de acusações continuaram nas entrevistas.

O Flamengo enfrenta o Uberlândia neste sábado, às 10h, na Arena da Barra, pela final da temporada 2012/2013 do NBB, com transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV. O GLOBOESPORTE.COM  acompanha tudo em tempo real com vídeos. A venda de ingressos para sócios-torcedores e clientes do banco HSBC começou nesta terça-feira. Nesta quarta, o público em geral terá acesso à venda dos bilhetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário