quinta-feira, 21 de junho de 2012

Todo cuidado é pouco: time do Mengão está atento às armadilhas de Luxa


Luxemburgo no hotel do Grêmio em Barueri (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com) Um velho conhecido e suas armadilhas. Todo cuidado é pouco. No reencontro com Vanderlei Luxemburo, os jogadores do Flamengo pregam respeito. Mas não temem o ex-treinador. Há quase cinco meses, Luxa vestia rubro-negro. Foi ele quem livrou o time do rebaixamento na reta final do Brasileirão 2010, conquistou o título carioca invicto e classificou a equipe para a Libertadores no ano seguinte. Em 2012, porém, um janeiro conturbado, de crise na relação com Ronaldinho Gaúcho e outros atletas do grupo, e um duro processo de fritura por parte da direitoria, determinou a queda do técnico. Na terceira passagem pelo Rubro-Negro, ele trabalhou por um ano e quatro meses. Foram 84 jogos, sendo 38 vitórias, 32 empates e 14 derrotas.

Luxa agora é técnico do Grêmio e se divide entre Brasileirão e a semifinal da Copa do Brasil. Nesta quinta, o Tricolor enfrenta o Palmeiras, na Arena Barueri, em situação complexa, já que foi derrotado por 2 a 0 no jogo de ida, em Porto Alegre. A partida contra o Flamengo será no estádio Olímpico, domingo, às 16h. Muitos dos jogadores que formam o grupo rubro-negro trabalharam com o treinador. O meia Renato, por exemplo, foi titular absoluto. O camisa 11 não vê vantagens para Vanderlei e nem para os atletas, mas lembra que o fato de as partes se conhecerem bem pode fazer a diferença.


- O nosso time está modificado na maneira de jogar, tem um sistema tático diferente agora. Mas ele conhece o clube, sabe o que pode acontecer nas horas difíceis, na hora que está legal. No Sul, sempre é jogo de pegada, tenho certeza que nossa equipe, independentemente de o Vanderlei conhecer ou não, vai fazer um bom jogo. Conhecemos o que o Vanderlei faz, a maioria das jogadas dele, o que ele gosta de fazer. Vamos cientes do que podemos encontrar lá. Vamos passar ao Joel um pouco da maneira como o Vanderlei trabalhou com a gente durante um ano e quatro meses para ele tentar surpreender de alguma forma. Pelo menos 30% do que ele nos passou ele vai colocar no jogo do Grêmio - frisou o meia.

Renato acredita que Luxemburgo estará disposto e motivado para este confronto, para apresentar algo diferente do que aplicava nos tempos de Flamengo. Ainda que o Grêmio seja eliminado da Copa do Brasil, o jogador não espera um adversário abatido.

- Independentemente de passar ou não na Copa do Brasil, a torcida lá em Porto Alegre é forte, a dificuldade vai ser grande, vamos ter que buscar nosso objetivo. Do time que o Vanderlei deixou aqui, houve muita mudança, de atitude, de comportamento, a maneira de jogar. Muda muita coisa. Trabalhei com ele no Corinthians também e sei que do Corinthians para cá mudou muida coisa com ele. É um treinador belíssimo, e ele vai querer fazer alguma coisa diferente.

Uma das mudanças em relação ao Flamengo de Luxemburgo está no gol. Quando o técnico deixou o clube, Felipe era o titular. Agora, o dono da posição é Paulo Victor. O goleiro diz que é grato ao ex-treinador e lembra que durante a passagem pelo Rubro-Negro recebeu algumas chances de jogar.

- O Vanderlei passou um bom tempo aqui com a gente, puxou jogadores da base. Sabendo a qualidade de cada um dos nossos jogadores, vai ver se explora o máximo de cada atleta do Grêmio. Será um jogo difícil lá, temos que ir com tudo mesmo fora de casa e buscar a vitória sempre. Tinha um sonho de trabalhar com o Vanderlei, agradeço pelo que fez por mim aqui. Tenho muito a agradecer pelo trabalho, pela pessoa que é, pelo respeito comigo. Mas é claro que se alguém tiver que ficar triste que seja ele.

O Flamengo tem nove pontos e está na oitava posição no Brasileiro. O Grêmio é o quinto, com a mesma pontuação.

vanderlei luxemburgo flamengo x potosi (Foto: AP)Vanderlei Luxemburgo no último jogo dele no comando do Flamengo, contra o Real Potosí, pela pré-Libertadores. Apesar da vitória por 2 a 0, demissão já estava definida (Foto: AP)





Nenhum comentário:

Postar um comentário