terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

La Fortaleza: estádio em obra, bairro humilde e cartilha de boas maneiras

O Flamengo fará sua estreia na fase de grupos da Libertadores diante do Lanús, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Ciudad de Lanús-Néstor Díaz Pérez, conhecido popularmente como La Fortaleza. Localizada no munícipio que leva o mesmo nome do clube, de origem humilde, com o amor de torcedores pintados nos muros das casas, a fortaleza está repleta de obras, com pedaços de madeira e pedras que poderão se tornar um risco em caso de confusão.

O estádio, com capacidade para 46 mil torcedores, tem instalações simples, como os vestiários e bancos de reservas. Arames farpados foram colocados nos alambrados para evitar invasão da torcida. Um fosso, com água parada e suja, separa o campo de parte da arquibancada.

lanus estádio (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
O estádio La Fortaleza. Em campo, atletas do Fla treinam (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)

Atrás dos gols, a distância da arquibancada para o campo é de pouco mais de um metro. Nas laterais, os torcedores também ficam bem próximos.

- Aqui foi sempre assim, mas o campo é bom. A torcida fica perto, eles cantam mesmo. Tem que saber jogar assim, com torcedor incentivando, em cima. É sempre muito difícil jogar aqui. Ao mesmo tempo, é normal e natural, o Flamengo está vacinado - afirmou Joel Santana.

Durante o treino desta terça-feira, foi fácil perceber que a grama está cortada bem baixa, o que faz a bola ganhar velocidade. O gramado, porém, está em bom estado. O local destinado à entrevista coletiva virou um autêntico formigueiro para as entrevistas de Renato e Joel. No dia da partida, a tendência é que mais dezenas de jornalistas estejam no local.

- Gramado baixo, a bola corre muito, torcida que joga próximo, vai ter muita pressão, mas estamos acostumados - disse Renato.

La Fortaleza fica no munícipio de Lanús, bem distante do centro de Buenos Aires. As ruas próximas ao estádio abrigam casas de origem humilde. À noite, com pouca iluminação, o local não é recomendado para passeios, muito menos de estrangeiros.

Muitas das paredes dos casebres sofrem com o tempo. As pinturas descascadas foram cobertas com declarações de torcedores ao Lanús, nomes de torcidas organizadas, frases de exaltação ao clube e bandeiras da Argentina. O comércio local é feito em pequenas biroscas improvisadas em algumas casas. Em algumas ruas, é possível ver o esgoto correndo à céu aberto e também se deparar com charretes e cavalos.

lanus obras estádio (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
O estádio do Lanús passa por obras (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)

Cartilha e destaques do Lanús

O Lanús foi fundado por um grupo de amigos, após uma reunião com dirigentes do Lanús United, clube das divisões intermediárias, que atravessava graves problemas econômicos. Com a fusão, surgiu o Club Atlético Lanús, em 1915.

Bem diferente da alta rotatividade do Flamengo, de 2005 até hoje apenas três técnicos treinaram o Lanús: Ramon Cabrero, Luis Zubeldia e o atual Gabriel Schurrer, todos que atuaram pelo clube como jogadores.

No Lanús, que tem investido nas categorias de base, existe uma cartilha para mostrar como deve ser o comportamento e procedimento de dirigentes a jogadores e comissão técnica. O presidente Nícolas Russo comanda o clube com mão de ferro, mas dando respaldo à comissão técnica.

lanus estádio casas (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
Casa no bairro é caracterizada com cores e dizeres do Lanús (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)

Para o jogo desta quarta-feira, o técnico Schurrer não poderá contar com Camoranesi e Guido Pizarro. Com isso, segundo informações da imprensa argentina, ele deverá adotar o esquema 4-4-2, com a mesma formação que goleou o San Lorenzo (4 a 1) na estreia do Clausura. Durante a partida, porém, Schurrer é conhecido por fazer variações de esquemas utilizando os mesmos jogadores.

Uma das armas do treinador seria o jogador Regueiro para explorar o espaço deixado por Léo Moura quando sobe ao ataque; contundido, o uruguaio será substituído pelo conterrâneo Pereyra, menos experiente, porém com maior habilidade e mais ofensivo.

Jogadores como Diego Valeri, Juan Neira e Pavone atravessam bom momento no Lanús. O time treina às 19h desta terça-feira, mas a imprensa não tem acesso ao local.

lanus Arame farpado no alambrado do estádio  (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
Arquibancada é colada ao campo. Pressão será grande no jogo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)




Nenhum comentário:

Postar um comentário