quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Números apontam: mantendo retrospecto recente, Fla e Palmeiras dividirão o título

O Palmeiras entrará em campo nesta quarta-feira sabendo que precisa vencer o Santo André para espantar a má fase e para não deixar que seus concorrentes diretos se aproximem da liderança. Contudo, mais do que isso, corre pelos três pontos para começar a melhorar seu desempenho recente. Isso porque, levando em consideração os seus últimos seis jogos e de seus principais concorrentes, o Verdão corre o risco de perder o título da competição. Quem faz o alerta é o matemático Tristão Garcia.

Não para o Atlético-MG ou o Internacional, adversários mais próximos. O Flamengo, atual quinto colocado, surge como o rival mais perigoso se repetir a performance. Nos últimos seis jogos, a média do clube rubro-negro é de 2,33 pontos conquistados a cada 3 disputados - desempenho igual até o fim o fará terminar o campeonato com 67. Essa pontuação será a mesma que o time de Muricy Ramalho terá caso mantenha o 1,67 ponto de aproveitamento por jogo. Com isso, o título será decidido nos critérios de desempate.

- Esses números mostram o fracasso dos times que estão no G-4 ou brigando para entrar nele. Inter, São Paulo e Goiás têm feito média de quem vai ser rebaixado – afirma Garcia, do site Infobola.

O aproveitamento recente dos clubes e os pontos que terão se repetirem média

TimeAproveitamento dos últimos seis jogosPontos nos últimos oito jogos do BrasileiroPontuação e posição final
Palmeiras1,67 (ponto por jogo)1367 (1º ou 2º)
Atlético-MG1,67 (ponto por jogo)1363 (3º)
Internacional1 (ponto por jogo)857 (5º ou 6º)
São Paulo1 (ponto por jogo)857 (5º ou 6º)
Flamengo2,33 (pontos por jogo)1967 (1º ou 2º)
Goiás1,17 (ponto por jogo)955 (7º)
Cruzeiro2,17(pontos por jogo)1762 (4º)


Mas não é só o Flamengo que pode surpreender caso todos os times mantenham seus atuais números. O Cruzeiro, sétimo colocado, ficará com uma vaga para a Libertadores, com 62 pontos. Fazendo companhia a Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG no torneio internacional.

- É muito difícil acontecer essa ordem porque algum dos times vai acabar vencendo algumas partidas seguidas e, com isso, melhorar seu retrospecto. Mas, se continuarem com esses números, o campeão vai ser o mais fraco da era dos pontos corridos - analisa Tristão.

Jogo contra Santo André pode colocar Verdão como favoritíssimo ao título ou diminuir suas chances
Em uma análise mais próxima, o Palmeiras tem de se preocupar com o jogo desta quarta. O motivo? Uma vitória pode alçar a equipe ao status de favoritíssima ao título, mas uma derrota, diminuir bastante suas chances de levantar o caneco.

- Se o Palmeiras vencer o Santo André, passará a ter 77% de chance de conquistar o torneio, com o Atlético-MG ficando com apenas 8% de possibilidade. Caso perca, as chances caem para 50%, e o Galo chega a 16%. O empate diminui um pouco o favoritismo alviverde para 58% (neste caso, o time mineiro terá 15% de chance) – explica Tristão.

Nada muda no rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, caso o retrospecto recente seja mantido, não mudará muita coisa na tabela. Apesar da melhora nos últimos jogos, o Spor será o primeiro da lista dos quatro rebaixados, com 39 pontos. Fluminense (37), Santo André (36) e Náutico (34) também disputarão a Série B do ano que vem. Botafogo e Coritiba se salvam, com 43 pontos.


Veja os números do rebaixamento:

TimeAproveitamento nos últimos seis jogosPontos nos últimos oito jogos do BrasileiroPontuação e posição final
Fluminense1,33 (ponto por jogo)1137 (18º)
Sport1,33 (ponto por jogo)1139 (17º)
Náutico0,67 (ponto por jogo)534 (20º)
Santo André0,83 (ponto por jogo)636 (19º)
Botafogo1,33 (ponto por jogo)1143 (15º ou 16º)
Coritiba1,17 (ponto por jogo)943 (15º ou 16º)
Atlético-PR1,83 (ponto por jogo)1554 (14º)


Como em futebol a matemática nem sempre é uma ciência exata, os clubes ainda têm tempo para melhorar suas médias para tentar atingir seus objetivos. Contudo, é bom não deixar para muito tarde, uma vez que a contagem regressiva para o fim do Brasileirão já começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário