A demora para a volta do público aos estádios em meio à pandemia fez o Flamengo se desdobrar para obter outras receitas em 2021. E o desempenho do departamento de futebol para vender jogadores e também chegar longe nas principais competições fará o clube readequar seu orçamento para cima na próxima segunda-feira.
O valor arrecadado com vendas e premiações fará a receita bruta passar de R$ 953.912 milhoes para mais de R$ 1 bilhão, nas contas da diretoria. Desta forma, o lucro ao fim da temporada será também maior que o anteriormente orçado, em R$ 119 milhões, saltando para quase R$ 200 milhões em caso de título da Libertadores.
- Todo mundo dizia que a gente estava errado. Verdade! Erramos pra baixo - ironizou o vice de finanças do clube, Rodrigo Tostes, otimista em superar ainda mais valores até o fim do ano.
- Tendência é superarmos ainda uma meta. Bater mais de R 1 bilhão. Isso é possível - acrescentou, ao GLOBO.
No orçamento atual, o clube previu uma receita de premiação de R$ 130 milhões com a chegada, no mínimo, nas semifinais da Libertadores e da Copa do Brasil, além do segundo lugar no Brasileiro. A ida à final do torneio sul-americano já garantiu R$ 73 milhões, e se for campeão o valor sobe para R$ 122 milhões.
Na Copa do Brasil, vão para conta ao menos R$ 15,15 milhões. Em caso de título, o valor salta para R$ 71,15 milhões. Enquanto no Brasileiro, o segundo lugar renderá R$ 33 milhões, R$ 1,6 milhão a mais que o atual quarto lugar.
Ou seja, dos R$ 130 milhões previstos, o Flamengo já conseguiu quase R$ 120 milhões de premiação nas três competições. Como a cifra correspondeu ainda a direitos de transmissão, os de direitos televisivos de pelo menos R$ 100 milhões referentes a 2020, e R$ 10 milhões do contrato de TV do Estadual 2021, farão o bilhão ser superado.
Isso graças esencialmente à venda de jogadores. Os R$ 167 milhões previstos se transformaram em R$ 270 milhões, sobretudo pela saída de Gerson ao Olympique da França. A soma de uma série de negociações de atletas formados no clube engordou a conta. Com essa meta batida, o futebol teve moral interna para contratar mais reforços de peso.
As receitas do marketing também foram importantes para o saldo parcial animador. Com patrocinadores por todo o uniforme do time principal, o Flamengo acertou recentemente a venda de Fan Token (criptomoeda) que garantirá mais R$ 16 milhões este ano. No total, os patrocínios renderão R$ 130 milhões, muito próximo da meta de R$ 148 milhões.
Se alguns números serão revisados para cima, a bilheteria e o plano de sócio-torcedor podem ter a expectativa reduzida. Foram previstos mais de R$ 170 milhões, sendo R$ 100 milhões de bilheteria, para jogos a partir de março. O Flamengo só conseguiu R$ 6 milhões em poucos jogos com público na Libertadores até agora.
O novo orçamento será colocado em votação na semana que vem no Conselho de Administração.
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