segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Jayme já alerta sobre Goiás: ‘Se achar que já passamos, quebramos a cara’

Jayme de Almeida comemorou muito a vitória do Flamengo no Fla-Flu. Não apenas por ter deixado o time mais confortável na tabela do Brasileirão, praticamente livre do risco de rebaixamento, mas também por valorizar o grupo rubro-negro, já que cinco titulares foram poupados, e dar confiança e motivação para a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, no Maracanã, o Flamengo recebe o Goiás e pode até perder por 1 a 0 para ir à decisão. Neste domingo, também no Maraca, a equipe de Jayme superou o Tricolor pelo mesmo placar. O clássico foi assunto na entrevista coletiva do treinador, mas logo perdeu espaço para o próximo compromisso.   

- O Flamengo era desacreditado por todos, mas agora tem a chance de chegar na final da Copa do Brasil e tentar uma vaga na Libertadores. Até quarta-feira vai estar todo mundo pilhado, ligado. Se acharmos que já passamos, vamos quebrar a cara. Os jogadores sabem da importância que esse jogo tem para o clube. Não temos vantagem nenhuma. É uma grande equipe, o Goiás está lá em cima na tabela (do Brasileiro). Como conhecemos o Goiás, eles nos conhecem. A gente tem que voltar a cabeça para essa decisão no Maracanã e temos a certeza que não vai ser fácil. Os jogadores estão conscientes. Ganhamos de 2 a 1, mas não acabou ainda. Será uma parada duríssima na quarta-feira – alertou.

Sobre a vitória no Fla-Flu, Jayme manteve a serenidade. A escalação de um time misto deu certo. Mas foi suado. O clássico só foi decidido com gol contra de Gum em jogada dividida com Hernane, aos 44 minutos do segundo tempo. Ainda assim, o treinador não deu os méritos só ao atacante, que acreditou na jogada. Para ele, o grupo rubro-negro está à frente e merece os aplausos após ser "ridicularizado" quando a fase era ruim.


Jayme de Almeida e Luxemburgo Flamengo x Fluminense (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)Jayme de Almeida orienta o time durante o clássico com Luxemburgo ao fundo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)

- Eu acho que o Hernane faz parte de um grupo. Sem os outros, ele não é nada. O que fez o Flamengo vencer não foi ele. Foi a determinação, a vontade, o trabalho coletivo. O Flamengo está nessa situação porque tem um grupo de atletas em que cada um confia no outro. A vitória do Flamengo não é de uma pessoa só. Uma pessoa só é muito pouco. É um grupo que chegou a ser ridicularizado e deu a volta por cima. Isso é muito legal - afirmou.

O Flamengo agora vai se concentrar exclusivamente na semifinal contra o Goiás. O grupo volta a treinar na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu. Léo Moura, Chicão, Elias, André Santos e Paulinho retornam nos lugares de Digão, González, Luiz Antônio, Gabriel e Rafinha. 

No Brasileirão, o Rubro-Negro se colocou na metade da tabela, com 44 pontos, e praticamente zerou suas chances de ser rebaixamento. São oito pontos de vantagem sobre o vasco e nove pontos atrás do Botafogo, que abre o G-4 neste momento. Faltam seis rodadas.

Homenagem para Liminha
- Queria aqui falar que faleceu na sexta-feira um grande profissional do Flamengo, grande atleta, grande amigo, Liminha, que jogou de 1968 a 75 de titular do Flamengo. Aquele jogador que sem oba-oba era o nosso homem que corria, marcava, lutava. Tenho um carinho e um respeito muito grande por ele. Quando subi, foi quem mais me deu força. Liminha mora no meu coração. Foi duro perder um amigo tão legal, espero que descanse em paz. Foi um dos melhores na captação de atletas para a base. Dia de alegria (pela vitória no Fla-Flu), mas também de luto para a torcida do Flamengo.
 
Vitória aumenta confiança para quarta
- A partir do momento que assumi o Flamengo, penso em grupo e não em 11. Esses meninos tinham feito uma partida muito boa contra o Atlético-MG. Hoje, os cinco (Léo Moura, André Santos, Chicão, Elias e Paulinho) não jogaram, foi uma partida muito mais difícil. O Fluminense criou dificuldades, mas no intervalo procuramos organizar o que estava errado. Normal para quem treinou pouco. O segundo tempo foi mais equilibrado. O Fluminense passou duas bolas na frente do nosso gol e não conseguiu marcar. Na nossa o Hernane dividiu com o zagueiro e a bola entrou. É importante para saber que estamos no caminho certo. Não fomos brilhantes, mas muito guerreiros. Lutamos até o fim. 

Confiança no grupo
- Se não passar isso para os atletas, o barco não anda. Não foi só discurso, foi o trabalho do dia a dia. Entenderam a mensagem de um Flamengo mais forte e confiante. A gente tentou mostrar uma filosofia para sair de uma situação desagradável. Os atletas acreditaram e estão fazendo com um amor muito grande. Hoje no Maracanã, mesmo sem cinco titulares, a torcida cantou, acreditou. Acho legal porque a torcida começou a perceber que tem um Flamengo vibrante, que acredita no resultado. Estão vindo, fazendo festa, acreditamos. O modo de se apresentarem, de se doarem em campo, a torcida tem acompanhado e tem vindo junto. O Fluminense precisava mais dos pontos, tive de tirar cinco, mas a torcida do Flamengo compareceu e temos de agradecer aos torcedores porque eles estão nos apoiando. O Flamengo com torcida forte, time forte, é um adversário difícil de ser batido. 

Importância da vitória
- Esse resultado era muito importante, conseguimos fazer três pontos. Dá uma aliviada, mas ainda não acabou. Mas dá alívio para quando voltar o Brasileiro. 

Vantagem contra o Goiás
- Não temos vantagem nenhuma. É uma grande equipe, o Goiás está lá em cima na tabela. Como conhecemos o Goiás, eles nos conhecem. A gente tem que voltar a cabeça para essa decisão no Maracanã e temos a certeza que não vai ser fácil. Os jogadores estão conscientes. Ganhamos de 2 a 1, mas não acabou ainda. Será uma parada duríssima na quarta-feira. 

Como administrar a vantagem?
- Tem que ser um time consciente, saber que a gente não pode ficar lá atrás. A gente tem que jogar, ter cautela, não ficar exposto. Numa bobeada nossa o Goiás fez o gol (no jogo de ida). A gente tem que ter cautela, mas temos que atacar. Estaremos no Maracanã. Se conseguirmos fazer gol, será importante para a gente. 

Motivação do grupo
- O Flamengo era desacreditado por todos, mas agora tem a chance de chegar na final da Copa do Brasil e tentar uma vaga na Libertadores. Até quarta-feira vai estar todo mundo pilhado, ligado. Se acharmos que já passamos, vamos quebrar a cara. Os jogadores sabem da importância que esse jogo tem para o clube.

Sem clima de oba-oba
- Cada jogo é um jogo, cada jogo tem uma história. Se o time está preparado para jogar uma semifinal desse porte, não preciso ficar falando que perdeu semifinal e final no Maracanã ou que ganhou um monte. Acho que é o momento desse Flamengo. Não era o mesmo grupo em algumas derrotas. Esse grupo tem que tentar fazer história no clube. Agora é a hora deles. 

Retorno de Walter
- O treinador do Goiás pode treinar, mudar alguma coisa. A gente tem que estar preparado para isso. Nós já jogamos contra o Goiás, o Walter é um grande centroavante. Se jogar, o Goiás vai ficar ainda mais forte. O outro que jogou (Júnior Viçosa) deu um trabalho danado. O Goiás não vai jogar com dez. Com ele ou sem ele, estarão onze contra onze. Respeito o Goiás em tudo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário