quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Flamengo lança campanha para financiar projetos olímpicos com IR de sócios


Alexandre Povoa durante coletiva no Flamengo sobre esportes olímpicos (Foto: Lydia Gismondi)
O Flamengo vai lançar, nesta sexta-feira, um projeto para financiar quatro projetos de esportes olímpicos do clube, além do Centro de Treinamento do Ninho do Urubu. O Rubro-Negro está convocando os sócios para contribuírem com uma porcentagem no Imposto de Renda devido de 2013, que poderá ser descontada na declaração em abril do próximo ano. Uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira dará maiores detalhes sobre o projeto, e um evento no sábado, no Parque Aquático da Gávea, reunirá atletas das modalidades a serem contempladas.

A gestão de Bandeira de Mello foi marcada pelo fim do alto investimento nas equipes de natação, judô e ginástica artística, com manutenção apenas das escolinhas e categorias de base destas modalidades. Atletas de nível olímpico como Cesar Cielo, Nicholas Santos, Leonardo de Deus, Joanna Maranhão, Daniele e Diego Hypolito, Jade Barbosa, João Gabriel Schlittler e Nacif Elias não tiveram seus contratos renovados e tiveram que deixar a Gávea. O remo, esporte estatutário, e o basquete masculino, atual campeão do NBB, foram mantidos.

No segundo semestre, a diretoria do Flamengo assinou um acordo de parceria com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos para o período de agosto de 2013 até a conclusão dos Jogos Paralímpicos de 2016. O valor do novo contrato é 2,5 vezes maior em relação ao original, assinado pela antiga diretoria em 2011. O USOC vai fornecer os recursos necessários para melhorias na infraestrutura propostas pelo clube em troca da utilização do clube como centro de treinamento dos americanos para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro.

Confira a íntegra da mensagem do vice-presidente do Flamengo, Alexandre Povoa:

Caros amigos rubro-negros,

Estaremos na sexta-feira e no sábado dando mais um passo histórico na recuperação do nosso Flamengo, com o lançamento de nossa campanha nacional de captação de Imposto de Renda de pessoa física para financiar os nossos projetos incentivados. Todo o rubro-negro, até 31/12, poderá doar até 6% de seu IR total devido de 2013 para quatro projetos de esportes olímpicos (já aprovados) e do CT (a ser aprovado). Além disso, será a primeira vez que abriremos um instrumento para a doação de qualquer valor ao Flamengo - se o sujeito quiser doar além dos 6% de IR, poderá fazê-lo. A doação será realizada através de nosso site, com a emissão de boleto bancário. Quando efetuar o pagamento, a pessoa receberá o comprovante do projeto/Ministério dos Esportes para que possa ser usado como desconto em sua declaração de IR em abril (tal qual um recibo médico). Em breve, todos receberão o convite oficial do evento que será enviado para os sócios e nação rubro-negra.

Isso tudo só está sendo possível pela decisão política adotada pela atual diretoria de voltar a pagar impostos e recuperar as certidões negativas de débito. Os projetos incentivados são uma forma de reaver parte desse imposto pago, iniciando um novo círculo virtuoso em nosso clube, sobretudo para os esportes olímpicos.

No dia 25/10 (sexta), às 11 hs da manhã, estaremos realizando uma coletiva de imprensa, explicando a campanha e anunciando o seu início para o dia seguinte ao meio-dia, durante um evento que faremos na Gávea. Nessa coletiva, tentaremos trazer alguém ligado ao Ministério dos Esportes, além de contar com presença de alguns atletas atuais.

No dia 26/10 (sábado), entre 10:30 e 12:30 hs, faremos um evento no parque aquático na Gávea, com a presença de dois atletas de cada esporte (um antigo representativo e outro atual) , Charanga e convidados (figuras ilustres rubro-negras). Será fundamental interagirmos com outros Conselhos para que todos os rubro-negros, independente de facção política, estejam imbuídos do espírito de ajudar o Flamengo. É desnecessário dizer que seria muito importante a presença de todos os vice-presidentes. Às 12 hs, o presidente e eu faremos a primeira doação simbólica através de computadores que estarão espalhados pelo ambiente. Será a primeira vez que um clube de massa lançará uma campanha nesses moldes, precisamos nos unir para que seja um sucesso.

Contamos absolutamente com todos, na física (na própria ou espalhando a campanha entre amigos), na jurídica (na própria ou indicando empresas) e sobretudo na alma rubro-negra. No caso das empresas, o investimento (com contrapartidas de marketing) pode ser de até 1% do I.R. devido (lucro real) e/ou 4% do ICMS devido. Já estamos em contato com mais de 100 companhias, não é um processo fácil, precisamos da ajuda de todos (o total de projetos soma aproximadamente R$ 75 milhões). Qualquer indicação de empresa e de pessoas físicas de alta renda que queiram contribuir pode ser feita a mim e/ou no endereço de email: projetosincentivados@flamengo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário