quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sem abatimento, Rafinha diz: ‘Nunca me preocupou ficar fora do holofote’


Rafinha é avesso à badalação. De jeito simples e humilde, o jogador escolheu um carro sem maiores luxos – um Punto, da Fiat - quando completou 20 anos em maio e tirou habilitação. Sem perder a direção, caseiro e evangélico, no seu casamento não foi servida bebida alcóolica, apenas refrigerante. Mesmo quando estava na crista da onda no Campeonato Carioca, sempre manteve os pés no chão diante do entusiasmo da torcida, que chegou a cantar que ele era melhor do que Neymar. No fim de fevereiro, a diretoria renovou seu contrato por cinco anos, ele recebeu reajuste salarial e sua multa rescisória chegou a R$ 130 milhões para clubes do exterior e R$ 23 milhões para equipes brasileiras. O tempo passou, ele oscilou entre as condições de titular e reserva e viu os holofotes serem virados em outras direções.

rafinha flamengo treino (Foto: Fábio Castro / Agif ) 
Após explodir, Rafinha ainda busca seu espaço no Flamengo (Foto: Fábio Castro / Agif )

E Rafinha parece ter aprendido cedo a andar na montanha-russa que é a carreira do jogador de futebol.

- Nunca me preocupou ficar fora do holofote. Sempre fui muito tranquilo, reservado e focado no trabalho. Não me deslumbro quando tudo vai bem, mas também não me abato quando as coisas não saem como planejamos. O futebol é assim. Existem milhares de meninos que sonham com a chance de jogar por esse time e todo dia Deus me dá essa oportunidade – declarou Rafinha.

 As perguntas para Rafinha tiveram que ser enviadas via assessoria de imprensa do atleta. O jogador tem evitado câmeras e microfones. No início do ano, ele era um dos jogadores mais requisitados para entrevistas. Ainda mais depois da bela atuação na vitória por 4 a 2 sobre o vasco pelo Carioca, quando fez um gol depois de arrancada de 53 metros. Em seguida, ele voltou a brilhar na goleada por 4 a 0 sobre o Friburguense, quando marcou um golaço, com belo toque por cobertura na saída do goleiro. Foi a senha para a torcida presente ao Moacyrzão cantar que "Rafinha é melhor que Neymar”.

    Na ocasião, sensato, o jogador que era titular absoluto de Dorival Júnior deu de ombros para a comparação feita mais em tom de brincadeira do que de forma séria:

- O Neymar é um craque mundial, reconhecido. Estou só começando e tenho de comer muito arroz com feijão ainda.

Mas no cardápio veio o gosto amargo de ser reserva. Com a chegada de Mano Menezes, Rafinha perdeu a titularidade. Na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o treinador surpreendeu e escalou o atacante como titular. Ele teve boa atuação e seguiu na equipe nos jogos diante de Corinthians, Vitória e Cruzeiro, pelo Brasileirão. Depois, voltou para a reserva.

Nada que pareça abalar o jovem franzino:

- Minha preocupação é ver o Flamengo bem e ajudar dentro do possível. Sei que tenho a confiança do técnico Mano Menezes e trabalho muito sério para corresponder às expectativas sempre que ele precisar.

Nesse ano, Rafinha marcou apenas três gols, sendo o último ainda pela fase classificatória da Copa do Brasil, que garantiu a vitória sobre o Remo por 1 a 0, no longínquo dia 31 de maio. O jogador, porém, é o principal garçom da equipe na temporada, com sete assistências, o que nem sempre garante o papel de protagonista para o atacante. Nada que pareça incomodar o jogador que nem sempre ficou à vontade sob a luz dos holofotes e muito menos em ser comparado com Neymar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário