terça-feira, 17 de setembro de 2013

Em meio ao ano ruim, Flamengo já projeta 2014. Mariano seria opção de reforço


Mariano Henrique Bordeaux (Foto: AFP)
Diante da péssima campanha no Campeonato Brasileiro, o Flamengo se preocupa com o presente, mas já projeta o futuro para tentar escrever um roteiro com capítulos mais felizes do que na fase atual. Departamento de futebol e comissão técnica já deram início às conversas e projeções para o ano de 2014. Na semana passada, aconteceu a primeira reunião. Um dos assuntos é a reformulação do elenco. E o primeiro reforço pode ser na lateral direita, posição carente e que só conta com Léo Moura, cujo contrato que se encerra no fim da temporada muito dificilmente será renovado.

Nas conversas entre o diretor executivo Paulo Pelaipe e Mano ainda não houve debate e avanço na questão de possíveis reforços. Mas o nome de Mariano, atualmente no Bordeaux, da França, seria um dos alvos.

No início da atual temporada, o clube demonstrou interesse em contar com o jogador. Na ocasião, o Rubro-Negro foi comunicado que o clube francês, que gastou cerca de R$ 4 milhões para comprar o lateral no fim de 2011, só aceitaria liberá-lo em caso de venda. O contrato atual vai até dezembro de 2015.

O atleta, de 26 anos, está no Bordeaux, da França, desde o início do ano passado, quando assinou contrato de quatro anos. Ele foi destaque do Fluminense na conquista do Brasileirão de 2010. Naquela temporada, acabou eleito o melhor da competição e foi convocado para defender a seleção brasileira.

Outra posição que tende a ser reforçada é o meio-campo, com a contratação de um jogador de criação, um autêntico camisa 10. Recentemente, Mano chegou a comemorar a melhora de Carlos Eduardo, segundo o treinador, o único jogador do elenco com as características de “pensar e dosar o ritmo do jogo”.

Desde que chegou ao clube, Mano recebeu apenas os reforços de Chicão e André Santos. O treinador já detectou as carências do elenco. Mas o planejamento vai além dos reforços. Também será preciso definir a pré-temporada, a primeira chance de o técnico ter um longo período para preparar a equipe. Outros assuntos estiveram em pauta.

Desde o início da nova gestão, o ano de 2013 já tinha sido desenhado como a temporada do início da reconstrução. Quando foi contratado, Paulo Pelaipe foi informado sobre as limitações financeiras. O dirigente tem se desdobrado. Com a condução do futebol e as projeções para a próxima temporada, o diretor tem agido em duas frentes e trabalhado o mínimo de 12 horas por dia.

No ano que vem, a ideia é montar um time mais forte e também trazer jogador de peso, mas sem criar expectativas na torcida e também evitando loucuras financeiras.

André Santos aposta que os erros e acertos da atual temporada servirão de lição para o próximo ano:

- Está sendo um ano de muitas mudanças no Flamengo. Chegaram jogadores novos, mudança de treinador, então você manter a base é importante. Futebol tem que apresentar resultados, mas dando tempo ao tempo ao trabalho tenho certeza que o Flamengo vem bem melhor no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário