quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Carlos Eduardo e a prova do vinte no Flamengo





Carlos Eduardo no treino desta terça no Ninho do Urubu Foto: Agência O GloboUma das características do Flamengo em 2013 é a falta de uma escalação definida. Seja por contusões, suspensões ou opção técnica, Mano Menezes tem oferecido chances a quase todos no elenco, em que o único titular indiscutível é Elias. Talvez pela incapacidade de seus concorrentes em garantirem uma vaga no time, Carlos Eduardo terá mais uma oportunidade na quinta-feira. Após duas partidas em que começou jogando e foi bem avaliado, contra o Atlético-PR, no Maracanã, ele pode fazer os torcedores rubro-negros deixarem de vez a desconfiança de lado.


Grande contratação do clube no ano, ao lado de Elias, Carlos Eduardo chegou badalado e vestiu a camisa 10 em sua apresentação, mas nunca correspondeu às expectativas e passou a usar o número 20. Sob o comando de Mano, que foi seu treinador quando surgiu nos profissionais do Grêmio, entrou em campo em dez partidas oficiais, sete como titular.

Com apenas um gol marcado no ano (contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela Copa do Brasil), Carlos Eduardo foi autor de uma assistência para Hernane na vitória sobre o Santos, na última semana, quando teve boa atuação. Contra a Ponte Preta, assim como todo o time, não se destacou. Mas não se escondeu do jogo em Campinas, uma das críticas mais corriqueiras desde que se transferiu para o Flamengo. Em um time em que meias-atacantes como Gabriel, Rafinha, Paulinho, Bruninho, Adryan e Fernandinho se revezam em campo sem ganhar o aval definitivo do torcedor, o pouco que fez já é suficiente para garantir sua vaga no time.

— Ele (Carlos Eduardo) vem buscando. Está mais motivado e, cada vez mais, tem melhorado. Ele está ali para armar, para botar o atacante na cara do gol — destacou, ontem, Luiz Antônio. — A gente tem passado que ele tem que ter mais confiança nele mesmo para mostrar o futebol que todos nós sabemos que ele tem.

Luiz Antônio é outro que também tem tido suas oportunidades. Ele entrou nos últimos seis jogos, apenas uma vez saindo do banco. Polivalente, atuou como primeiro volante, segundo volante e improvisado na lateral direita. Quebra-galho para todas as horas, ganhou moral na equipe e foi, inclusive, responsável por cobranças de falta próximas à área do adversário.

LUIZ ANTÔNIO TEM CHANCE

Apesar de não ter garantido sua escalação amanhã, a saída de Léo Moura e Cáceres mais cedo da atividade de ontem no Ninho do Urubu são indícios de que Luiz Antônio pode voltar a ser usado desde o início. Reserva imediato de Elias, que voltará ao time após cumprir suspensão, o volante falou sobre como o camisa 8 o ajuda.

— Ele diz que tenho que ter confiança sempre. Procuro ver nele a marcação, que não tenho tão bem, e melhorar — contou Luiz Antônio, que falou sobre o que ganha o Flamengo com a volta de Elias. — Ele tem um futebol diferenciado, de seleção brasileira. Se esforça, marca e passa tranquilidade. É superimportante. O time ganha qualidade para sair, e ele também faz gols.

Mano vai definir hoje à tarde o time que jogará amanhã. Ontem, Chicão treinou com o restante dos companheiros. Ele sentiu dores musculares contra o Vitória e não atuou nos últimos três jogos. Com Samir suspenso por expulsão, a tendência é que volte a fazer dupla de zaga com Wallace. Outro jogador que não atuou nas últimas três partidas, Felipe participou de atividade no gramado, mas deixou o campo mais cedo e segue como dúvida. Se não atuar, Paulo Victor continuará no time. O volante Diego Silva teve um estiramento na coxa direita detectado e ficará um mês fora.

Entre tantas dúvidas, uma das poucas certezas é que Carlos Eduardo estará em campo. E terá a dura missão de transformar a desconfiança da torcida em aplausos no Maracanã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário