sexta-feira, 14 de junho de 2013

Preparador físico traça programação específica para elenco do Flamengo na folga


Joelton Urtiga, novo preparador físico Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Dez dias de folga, mas não de moleza para o elenco do Flamengo. Contratado com a chegada de Jorginho, o preparador físico Joelton Urtiga passou a fazer parte da comissão técnica permanente rubro-negra mesmo após a demissão do treinador e tem lugar garantido no grupo que dará respaldo a Mano Menezes. De emprego garantido, ele tem monitorado os atletas mesmo na folga e não tem dúvida de que, apesar do período sem treinamentos, o grupo estará em boas condições na reapresentação, marcada para terça-feira, no Ninho do Urubu.

Após um trabalho intensivo para série de cinco jogos em um intervalo de duas semanas, antes da parada do Brasileirão para Copa das Confederações, Joelton revela que o descanso era necessário para não sobrecarregar os atletas rubro-negros. No retorno, o elenco passará por uma reavaliação, que determinará a força com que as atividades serão conduzidas.

- Montamos uma programação para esses cinco jogos, com um período curto de intervalo, e esses dez dias são importantes. Pode afetar um pouco, mas vamos ter um ganho na série grande de jogos (após a volta do Brasileirão). Passei um trabalho específico para alguns atletas, e eles têm me ligado, estão mantendo contato. Isso é importante para não cair a parte muscular. No retorno, vamos fazer um novo teste, como foi feito em Pinheiral, para avaliarmos, termos um parâmetro com a comparação, e monitorarmos a carga de trabalho. Essa manutenção na folga é importante para voltarem próximo de como saíram.

Urtiga citou ainda alguns atletas com quem tem mantido contato e tratou os treinamentos na folga como preponderantes para afastar os atletas do departamento médico.

- Isso é importantíssimo também como trabalho de prevenção a lesões. Alguns jogadores têm feito atividade, como futevôlei, spinning, mas sem aquela cobrança de treinamento, se desconectam um pouco daquela pressão. Tenho falado com os personal trainners, com o Léo Moura, Rafinha, Luiz Antonio, Gabriel, Nixon, Carlos Eduardo, a quem expliquei a importância dessa continuidade.

Assunto recorrente no Flamengo ao longo da temporada, Carlos Eduardo tem recebido atenção especial da preparação física. De acordo com Joelton Urtiga, é necessário precaução com o meia-atacante e uma conversa com Mano Menezes determinará a forma como ele será utilizado no retorno do Brasileirão. Atualmente, Cadu não tem condição de atuar 90 minutos com 100% de suas condições.

- Ele está progredindo. O que vai fazer com que ele cresça é o ritmo de jogo. Lógico que não está no mesmo nível de outros. Contra o Criciúma, estava planejado segurar um pouco no segundo tempo e ter o primeiro em um ritmo forte. Quando o treinador chegar, vamos conversar, explicar e ver o que ele pensa para o jogador.

De folga desde a vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, pela quinta rodada do Brasileirão, no último sábado, o Flamengo retorna aos trabalho terça-feira, já sob o comando de Mano Menezes, no Ninho do Urubu. A próxima partida está marcada para o dia 6 de julho, diante do Coritiba, ainda em local indefinido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário