terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Primeiro treino de Joel no Fla: óculos escuros, caras, bocas e trabalho



Enquanto os jogadores correm, Joel Santana observa. No círculo central do campo do CT, mãos nas cadeiras e olhar atento. Praticamente imóvel. Pouco depois, ganha uma companheira. Desta vez não é a famosa prancheta. Com uma bola sob um dos braços, orienta os atletas, gesticula, grita, coça a cabeça incontáveis vezes. É comum que as instruções sejam seguidas de comentários engraçados. De longe, dá para notar o sorriso dos comandados.

montagem joel Santana (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem) 
As caras e bocas de Joel em seu primeiro treino no Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)

No primeiro treino, Joel trabalhou com o grupo por quase duas horas. A maior parte da atividade tática foi realizada com portões fechados para os jornalistas. Ronaldinho Gaúcho, segundo a assessoria de imprensa, trabalhou apenas na primeira parte e foi liberado para uma consulta com um oftalmologista. A base do time ainda é a do antecessor: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz, Junior Cesar; Airton (Maldonado), Luiz Antonio, Renato e Bottinelli; Ronaldinho e Deivid. Willians, que cumprirá suspensão contra o Madureira, na quinta, treinou entre os reservas. Quando Ronaldinho saiu, Negueba entrou na equipe.

Antes do campo-bola, um papo rápido. De óculos escuros, ele reuniu todo o grupo, inclusive R10. Durante a conversa, mais algumas risadas. Dele e dos jogadores.

Joel Santana no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Bola sob o braço, Joel orienta os atletas


- Conheci o Joel em 2005, ele continua o mesmo. Porém, como falou na chegada dele, está romântico, diferente da forma que ele chegou em 2005. Tem hamornia, alegria, brincou com alguns, pegou no pé de outros. Todo mundo que conhece o Joel sabe que ele dono de frases exóticas, competente, vai fazer muita gente dar risada. É um treinador que tem muitas qualidades para armar equipes e motivar o jogador, não que seja bobo da corte, mas diverte muita gente. Passa seriedade e confiança - disse o meia Renato.

Renato conta que a chegada de Joel deixou o ambiente mais leve.

- Toda mudança vem com uma motivação natural, até porque aqueles que achavam que não teriam mais chance sabem que com a chegada de um técnico novo ela pode existir. Joel chegou com alegria. O primeiro mês do ano foi totalmente diferente do que estamos acostumados no Flamengo. Ele chega com alegria, mexe com todos. Dá motivação, alegria, ambiente de alto astral. A postura dentro de campo tem que ser a mesma, aquele espírito do jogo contra o Potosí. Como ele falou, vamos ajudar ele também.

Além do perfil bem diferente de Vanderlei Luxemburgo, Joel abre algumas pequenas exceções. Luxa não permitia que eles usassem meias brancas e curtas ou meiões arriados. Isso mudou logo depois da saída do treinador. Os brincos também eram proibidos com o ex-técnico. Willians e Vagner Love, por exemplo, treinaram com os acessórios brilhantes nesta terça.

Em campo, trabalhou saíde de bola, articulação de jogadas e marcação sob pressão. Algumas jogadas mereceram elogios simples.

- Boa! – gritou para os titulares após uma ataque veloz e com troca de passes precisa.

Também houve broncas.

- Chuta essa bola, c......

Nesta quarta-feira, o time volta a trabalhar. O treino será às 10h, no Ninho. Na quinta, o adversário será o Madureira, no Engenhão, às 19h30m (de Brasília).

- Foi pouco tempo de treino. Tem muita coisa para acontecer, o trabalho só está iniciando, estamos conhecendo a maneira de jogar, de se posicionar. Não tem como mudar muito para um jogo tão próximo - comentou Renato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário