segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Com as cores do Bahia, Joel chega ao Flamengo: 'Toda vez aqui deu certo'


O técnico Joel Santana viveu nesta segunda-feira o primeiro dia de sua quinta passagem pelo Flamengo. O treinador chegou ao Ninho do Urubu às 15h30m e não foi a campo. Ele limitou-se a ter uma conversa reservada com os jogadores. Depois, vestindo uma camisa polo azul, vermelha e branca, cores do Bahia, seu ex-clube, Joel adentrou a sala de imprensa lotada para conceder uma entrevista coletiva.

-  É a quinta vez que venho para essa casa, casa essa que toda vez que estive aqui deu certo. Espero que seja assim desta vez. Eu me lembro que a última vez que trabalhei aqui a torcida me levou ao Corvovado. Fez uma coisa que nunca tive na vida, que era uma bandeira com o meu rosto. Isso tudo vai mexendo com o treinador. Se soubesse que ia acontecer o que aconteceu não teria saído. Mas estou voltando. - disse Joel, referindo-se ao fato de ter aceito o convite para dirigir a seleção da África do Sul, em 2008, e de ter sido demitido antes da disputa da Copa de 2010.


joel santana flamengo coletiva (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
De azul, vermelho e branco, Joel se encaminha para coletiva (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)

Uma das primeiras indagações feitas a Joel foi sobre o relacionamento com Ronaldinho Gaúcho. Foi por bater de frente com o craque que Vanderlei Luxemburgo teve sua saída decretada. O atual treinador adotou tom conciliador.

- Não vai ter nenhum tipo de problema. Nunca teve e não teremos agora. Somos pessoas maduras, experientes, com objetivos traçados. Ronaldo não chegou por acaso onde chegou. Chegou porque é talentoso. Não sei se existe fórmula (para lidar com estrelas). Sei que nós nunca tivemos problemas de lidar com ídolos da torcida, do time. É o jogador que faz a diferença. Nós vamos nos ajudar. Eu não jogo, ele que joga e vai resolver os nossos problemas. Papo foi normal, natural, comecei com todo mundo lá dentro. Fomos apresentados hoje (segunda) e amanhã (terça) começa o trabalho realmente - acrescentou Joel.

Confira outros trechos da entrevista.

Quinta passagem
- Cada um coloca de uma maneira, vê de um jeito. Trabalhar uma vez é uma honra. Trabalhar cinco vezes me deixa numa situação agradecida. É esse o carinho que a torcida sempre teve comigo. O que a torcida quer, eu quero. Vencer jogos, ganhar títulos. Esse é meu trabalho aqui. Nada mais do que isso.

Atitude ao chegar
- Providência é ganhar jogos. Dois jogos pelo Carioca, quinta e domingo, já temos Libertadores na outra semana. Primeiro temos de sair dessa situação desagradável de terceiro lugar. Depois começar a Libertadores, jogo fora de casa, time argentino. Vamos devagar, com muita calma nessa hora.

Estilo
- Vamos manter nossa forma de trabalhar, sou meio à moda antiga em algumas coisas. Vamos ver se conseguimos sucesso, torcida vai nos acompanhar, definir os nossos caminhos. Se Deus quiser vai dar tudo certo.

Retomada na Libertadores
- Não sei, vamos ver o final do filme. Flamengo é assim, acontece com uma grande rapidez. Estou mais uma vez aqui, acima de tudo com respeito ao torcedor, nosso maior patrimônio, e carregando a responsabilidade. Uma torcida que cobra, vibra, apaixonada. Vou fazer parte mais uma vez dessa história.

Vantagem de conhecer boa parte do grupo
- Ajuda sabendo a minha maneira de trabalho. Soldado no quartel já conhece, sabe das coisas que gosto, jogadores que foram campeões comigo, respeito bastante. E com certeza vão ajudar. Os jogadores perguntam. Não estou aqui para inventar. Faço parte de um grupo, de uma equipe desse porte e mais uma vez tenho a oportunidade de desenvolver meu trabalho. Me considero um felizardo de cinco estrelas por estar pela quinta vez nessa casa.

Passagens recentes
- Nunca fui de pensar no passado, gosto de pensar no futuro. Saí do Cruzeiro, fui para o Bahia com um pedido da torcida, direção, fomos lá e tudo deu certo. O Bahia voltou a uma competição internacional depois de 20 anos. Um clube que recebe bem, torcida recebe bem. Agora estou aqui deste lado, vamos ver se a coisa vai dar certo. A coisa vai dar certo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário