quarta-feira, 17 de março de 2010

Flamengo faz figa contra terremoto e tenta manter liderança do Grupo 8 no Chile

Chegou o dia de o Flamengo encarar o medo de terremoto. Por um importante motivo. Nesta quarta-feira, o time rubro-negro faz sua rápida visita a Santiago para enfrentar o Universidad de Chile. Se obtiver a terceira vitória na Taça Libertadores voltará para o Rio de Janeiro folgado na liderança do Grupo 8, com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado. Se perder, porém, será ultrapassado pelo rival desta noite.

A partida acontece no estádio Monumental, que pertence ao Colo Colo, a partir de 21h50m (de Brasília). A TV Globo transmite para o Rio de Janeiro e outras 66 afiliadas.

Desta vez, a preparação do Flamengo não foi atrapalhada por problemas extracampo. Vagner Love e Adriano ignoraram as denúncias de que seriam coniventes com o crime organizado e o silêncio da diretoria ajudou a manter o clima ameno.

Porém, outro problema afetou o dia a dia dos jogadores: o pânico de um sismo semelhante ao que ocorreu dia 27 de fevereiro e provocou destruição e mais de mil mortes no Chile. A programação foi refeita, a delegação dormiu em Porto Alegre e desembarca na capital chilena cinco horas antes do início do jogo.

O cansaço físico será maior, sem dúvida. Entretanto, os jogadores foram poupados da pressão psicológica de temer por um terremoto a todo instante.

- Se eles perdessem uma noite de sono seria pior. Queremos ficar no Chile o menor tempo possível – disse o gerente de futebol Isaías Tinoco.

O grupo não recebeu qualquer instrução específica de como agir caso haja novo tremor. Tudo faz parte da estratégia de não multiplicar a tensão.

- Eles estão com bom preparo físico. Então, se acontecer (o terremoto), vão sair rapidinho – disse, brincando, o técnico Andrade.

O Flamengo venceu Universidad Católica (2 a 0) e Caracas (3 a 1) nas duas rodadas iniciais. Porém, o técnico Andrade alerta que o adversário desta quarta tem mais perfil de Libertadores por causa da força física e do jogo aéreo para o gigante uruguaio Olivera (1,91m).

- O Universidad de Chile não é tão técnico quanto o Católica. Mas é um time aguerrido, tem um atacante grande (Olivera). Talvez tenham uma equipe mais com cara de Libertadores – disse o comandante.



Toró, suspenso, é o único desfalque. Fernando seria o substituto, mas está fora por causa de uma lesão na coxa direita. Desta forma, o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim será improvisado no meio-campo. Petkovic segue no banco de reservas e o Império do Amor está confirmado.

Reencontro com a torcida

Vice-líder do Grupo 8, com quatro pontos, o Universidad de Chile disputou apenas um jogo oficial desde o primeiro tremor. O primeiro em Santiago – antes a equipe duelou contra o Universidad Católica em Coquimbo, no norte do país.

- É um jogo importante, mas não chega a ser crucial. Essa partida tem um aditivo especial por voltarmos a jogar em Santiago e reencontrarmos a nossa torcida – disse o treinador Gerardo Pelusso. .

O técnico uruguaio já enfrentou o Flamengo na Libertadores de 2008, quando comandava o Nacional-URU. Ganhou em Montevidéu por 3 a 0 e perdeu no Rio por 2 a 0.

A “La U” pegará emprestado o estádio do Colo Colo e terá de ressarcir o rival em R$ 210 mil se houver danos ao patrimônio. Há dois desfalques: o goleiro Pinto e o apoiador Iturra, ambos por problemas médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário