quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cristóvão elogia César e enaltece o garoto Jorge: "Garantiram a vitória"



A classificação do Flamengo às oitavas de final da Copa do Brasil tem dois pais: Jorge e César. É essa a análise inicial de Cristóvão Borges depois da vitória por 2 a 0 sobre o Náutico, na Arena Pernambuco, na noite desta quarta-feira. O técnico rubro-negro lembrou da ótima atuação do goleiro, que vem substituindo o lesionado Paulo Victor e ainda não havia conquistado a confiança do torcedor. Mais do que isso, enalteceu o lateral-esquerdo de 19 anos, que abriu o placar em Pernambuco ao marcar seu primeiro gol como profissional.

- Convivo com o Jorge, observo o comportamento e as atitudes. Nas conversas que tivemos, ele mostrou um entendimento tático do jogo muito bom, uma leitura muito boa, apesar da idade que tem. Então, não foi surpresa nenhuma. Demonstrou personalidade. Teve oportunidade e aproveitou. Ficamos muito contestes. Assim como o César, que também fez um grande jogo e estava precisando disso. A nossa equipe estava precisando ganhar dessa forma porque estava merecendo. Vinha buscando, mas estava irregular. Ganhar um jogo assim é bastante importante. Hoje, ele e o César garantiram a nossa vitória - disse o comandantee, Recifeç

Cristóvão justificou a atuação mais contida do Rubro-Negro na etapa inicial, apesar de o empate sem gols ser favorável aos donos da casa. Segundo ele, a ideia era mesmo segurar o jogo para depois partir para cima em busca dos gols que garantiriam a vaga. Deu certo.

- Vínhamos sempre fazendo bons jogos, principalmente no primeiro tempo, marcando bem. Só que, nos nossos erros, a equipe sempre era surpreendida. Treinamos um pouco para corrigir isso, para não facilitar para o adversário. Por isso jogamos o primeiro tempo daquela forma, e no segundo já iríamos mudar para adiantar a marcação. Conseguimos um gol logo no início e continuamos marcando mais perto. Aí a equipe se equilibrou e controlou bem o jogo.

Cristóvão Borges voltou a subir na gangorra do Flamengo (Foto: Ivan Raupp)Cristóvão Borges voltou a subir na gangorra do Flamengo (Foto: Ivan Raupp)

Questionado sobre a irregularidade do time, que no Brasileirão ainda convive com o entra, sai e se aproxima da zona de rebaixamento, o técnico rubro-negro crê que uma vitória como a da noite desta quarta-feira pode abrir o caminho para uma campanha sem sustos.

- É simples. O futebol tem que dar resultado, e não estávamos conseguindo ter resultados positivos seguidos. Isso é importante, porque nós estamos construindo a equipe dentro de um Campeonato Brasileiro muito difícil e competitivo. É complicado de fazer, por isso a irregularidade. As cobranças vêm disso. Estamos buscando a regularidade em termos de vitórias, sabendo que assim vai melhorar tudo. A equipe vai ganhar confiança, será mais sólida e regular no competição.

Veja mais trechos da coletiva de Cristóvão:
 
Críticas ao time nos últimos jogos
O time estava merecendo as críticas. Primeiro que não era para o Flamengo na posição onde está. Não começamos bem o Campeonato Brasileiro, aí já temos uma diferença grande para tirar. Temos uma vontade muito grande de tirar essa diferença. A vontade e a ansiedade para arrumar tudo isso têm nos atrapalhado, principalmente nos jogos em casa. A gente está tentando contornar isso, e uma vitória como essa é importante e decisiva. Estamos na tentativa de manter essa regularidade em termos de vitória. Se isso acontecer, essa equipe vai dar bons frutos.

Formação da equipe
É a segunda partida que iniciamos com essa formação, e a resposta que ela deu foi para animar, dar esperança. É bastante positivo. Mas a equipe ainda está longe do potencial que tem. Temos bastante coisa para crescer, melhorar, e vamos fazer isso.

Derrotas em casa no Brasileirão
Tem que haver o entendimento para que essas coisas aconteçam. Nós temos conversado e sabemos o porquê. Isso vai acabar, vai mudar, passa pelo amadurecimento da equipe, pelo controle maior da ansiedade quando joga em casa. Temos cometido erros nos jogos em casa, e a equipe se desestabiliza e fica sem poder de reação. A gente tem facilitado para os adversários. Mas estamos compreendo bem isso e, fazendo isso, temos uma chance maior para corrigir.

Lesão de Jonas
Ficamos muito tristes quando acontece qualquer tipo de contusão. O Jonas é muito querido por nós. A gente sabe que leva um tempo para o atleta se recuperar desse tipo de lesão, e ele vinha jogando com ritmo. Esperamos que melhore o mais rápido possível para estar no nosso convívio de novo. Temos que seguir, procurar melhorar e ver de que forma vamos armar a equipe para o próximo sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário