sábado, 30 de novembro de 2013

Flamengo utiliza tática do Paulistano para vencer quinta em seis jogos no NBB



O duelo que prometia uma acirrada disputa entre ataque e defesa, não foi tão disputado assim. Com uma média de mais de 80 pontos por partida, o Flamengo superou, sem muitas dificuldades, a forte defesa do Paulistano, que tinha um percentual de aproveitamento em pontos sofridos de 71.25 até o início deste jogo, e chegou a sua quinta vitória em seis jogos no NBB, por 80 a 58 (43 a 25), no início da noite deste sábado no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea. A derrota foi a terceira dos paulistas na competição em cinco participações.

basquete Flamengo x Paulistano (Foto: Fabio Leme) 
Marcelinho Machado disputou sua primeira partida desta temporada do NBB (Foto: Fabio Leme)

O confronto teve a estreia de Marcelinho Machado, que começou no banco, nesta edição depois de cumprir suspensão por uma briga generalizada em partida com o São José ainda na temporada passada. Mesmo longe do seu melhor ritmo de jogo, o camisa 4 rubro-negro teve uma boa atuação e terminou sendo o cestinha com 19 pontos durante os 21 minutos em que esteve atuando.

 - Mais importante foi a vitória, mas jogar 21 minutos, para mim, é mais significativo do que fazer 19 pontos. Só de estar de volta à quadra, no ritmo de NBB, em um jogo mais duro, me deixa feliz. Importante estas vitórias dentro de casa, já que temos o objetivo de terminar em primeiro lugar nesta fase regular - afirmou Marcelinho.

basquete Flamengo x Paulistano (Foto: Fabio Leme)
Outros destaques foram o pivô americano Jerome Meyinsse, também cestinha com 19 pontos, além de três tocos espetaculares, e o armador Gegê, com 15 pontos. Pelo lado do Paulistano, o armador Arthur Pecos foi o maior pontuador com 14 pontos.

O Flamengo retorna à quadra na próxima semana, quinta-feira (dia 5), quando vai até Minas Gerais enfrentar o Minas às 20h. Já o Paulistano volta a jogar já nesta segunda-feira, dia 2, com o Bauru, pela primeira partida da final do Campeonato Paulista. A equipe de Gustavo De Conti terá uma maratona pela frente, podendo realizar 13 jogos no período de 24 dias.

O jogo

Com Marcelinho no banco por todo o período, o jogo começou como já era previsto: o ataque do Flamengo tentando superar a defesa do Paulistano, que empunha dificuldades. Sem conseguir entrar no garrafão dos paulistas, coube aos rubro-negros chutarem de longa distância, através das mãos calibradas de Laprovittola, Gegê e Olivinha. Atrás no placar, o Paulistano esbarrava na ansiedade e na sólida defesa dos cariocas, em especial do pivô americano Jerome Meyinsse, autor de dois tocos e oito pontos, e também de rápidos contra-ataques puxados pela dupla Laprovittola/Gegê. O trio marcou 25 dos 28 pontos do time no quarto, que terminou 28 a 14.

O segundo período teve um cenário mais equilibrado. Ao contrário dos dez minutos iniciais, o Flamengo não conseguia imprimir rápidos contra-ataques e esbarrava na forte defesa do adversário. Em compensação, os paulistas também continuavam encontrando muitas dificuldades ofensivas. O destaque foi a volta de Marcelinho, que jogou os dez minutos, assinalou quatro pontos, mas com dois "air balls", algo incomum. A vitória na parcial pelo baixo placar de 15 a 11 levou o time de José Neto para o intervalo vencendo por 18 pontos (43 a 25).

basquete Flamengo x Paulistano (Foto: Fabio Leme) 
Flamengo chegou à sua quinta vitória em seis partidas disputadas no NBB 2013/2014 (Foto: Fabio Leme)

 Paulistano volta melhor, mas Marcelinho esfria recuperação e incendeia a Gávea

Após a conversa no vestiário, o Paulistano voltou mais ligado para o segundo tempo e sua defesa forte não permitiu ao Flamengo fazer o que mais gosta: dar velocidade ao jogo. Mais equilibrados ofensivamente, os paulistas cortaram a desvantagem para dez pontos, muito pela ajuda do pivô Cesar. Foi quando Marcelinho voltou à quadra e resolveu decidir com sete pontos em três minutos, acalmando o ânimo do adversário e inflamando a torcida, que compareceu em grande número. Meyinsse, com seis pontos seguidos também foi responsável pela ampliação da vantagem para 21 pontos (64 a 43).

Sem ter muito o que fazer, restou aos paulistas tentativas de tiros de três no último período. Mesmo com alguns êxitos, o aproveitamento foi aquém do necessário, principalmente pelo bom aproveitamento ofensivo dos rubro-negros, que foram abrindo até fechar por 80 a 58.

Outros resultados da 6ª rodada do NBB

Basquete Cearense 94 x 97 Pinheiros
Limeira74 x 66 Minas
Macaé 91 x 67 Liga Sorocabana
Franca 61 x 63 Goiânia
Mogi das Cruzes 89 x 69 Palmeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário