sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Concessionária do Maracanã cita ingresso falso e comenta invasão

Momentos antes de a bola rolar para Flamengo e Atlético-PR na noite de quarta-feira, houve grande confusão no acesso E do Maracanã. Por volta de 21h15m, a concentração de torcedores nos corredores formados por grades colocadas antes das catracas terminou em invasão. O reforço policial teve que ser acionado. A concessionária que administra o estádio usará a experiência na final da Copa do Brasil para buscar melhorias no atendimento e alertou que ingressos falsos recusados nas entradas atrapalharam o fluxo de torcedores.

- A concessionária considera os jogos de grande porte oportunidades de aprimorar sua operação e dar mais conforto aos torcedores tradicionais e às famílias que voltaram a frequentar o Maracanã. Além disso, a concessionária vai reforçar com campanhas a importância de o torcedor adquirir ingressos apenas nos pontos oficiais, evitando, assim, ingressos falsos, que são recusados nas catracas, provocando um fluxo de retorno que atrapalha a operação – explicou a concessionária que administra o estádio, por email.

Os ingressos falsos encontrados na final da Copa do Brasil foram encaminhados para o Juizado Especial Criminal (Jecrim). Muitos cambistas agiram livremente no entorno do Maracanã.

Invasão Maracanã Setor E (Foto: Dyocil Menezes/Arquivo Pessoal) 
Torcedores espremidos antes das catracas do setor E. Funcionários não conseguiram evitar que as grades fossem derrubadas e nem a invasão (Foto: Dyocil Menezes/Arquivo Pessoal)
 
A reportagem acompanhou o início do problema da invasão no portão E. Com enorme aglomeração em corredores formados por grades e a lentidão no acesso, começou um empurra-empurra que deixou os torcedores espremidos, e policiais militares utilizaram spray de pimenta. As grades foram derrubadas, os funcionários nada puderam fazer e muitos torcedores correram em direção às catracas. Com o tumulto, houve invasão e a polícia orientou que a entrada fosse liberada para impedir que torcedores ficassem espremidos. Integrantes de organizadas aproveitaram a brecha e entraram sem ingressos. Outras pessoas com os bilhetes em mãos conseguiram ingressar no Maracanã sem apresentar os bilhetes.

Também houve relato de problemas de invasão em outros acessos do estádio.

- Um grupo de torcedores invadiu o acesso E, pouco antes do jogo. Seguindo orientação do Comando da Polícia Militar, houve a liberação de parte do público para garantir a integridade física de todos os presentes. Minutos após a ordem ser retomada, o controle foi normalizado, assim como o fluxo de pessoas ao estádio. No entanto, após outras tentativas de invasões, em outros acessos, por determinação do GEPE, os portões do estádio foram fechados aos 38 minutos do primeiro tempo por questões de segurança - explicou a concessionária.

O efetivo de steward (segurança privado) utilizado na partida foi de 800 pessoas, sendo 110 no gramado, postados ao redor do campo para evitar que torcedores invadissem o espaço no fim da partida. Não houve registro de invasão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário