terça-feira, 29 de maio de 2012

Mattheus: fase de goleador anima Bebeto, que o vê no time profissional


O meia-atacante Mattheus, de 17 anos, filho do tetracampeão Bebeto, é um dos principais destaques do time de juniores do Flamengo. Neste ano, ele tem mostrado uma característica que até então não lhe era muito comum: fazer gols. Jogando não mais como um jogador de meio de campo, ele passou a ser um verdadeiro atacante e já marcou 16 vezes no Carioca. O goleador da equipe é Nixon, com 20.

Diante do bom momento do filho, Bebeto já acredita que ele merece uma oportunidade de ser incorporado ao profissional do Flamengo e ser colocado aos poucos no time de Joel Santana, que anda mal das pernas.

- Acho que já dá para colocar aos pouquinhos sim. Não só ele, mas outros meninos também. Minha briga com o Flamengo sempre foi essa, de que ele tinha que jogar (no juvenil era reserva de Adryan no meio de campo). Começaram a colocar e ele está aparecendo. Tenho visto Fluminense e Botafogo colocando os garotos para jogar. O Flamengo precisa disso também - disse o tetracampeão.

Bebeto disse que está satisfeito com a fase artilheiro de Mattheus. Ele contou que sempre incentivou o filho a ter a ambição de balançar as redes.

- Eu conversava com ele sobre isso desde pequeno. Temos um campinho lá em casa e sempre pedia que chutasse com as duas pernas. Nos jogos, falava para chegar na frente e finalizar. Tem que gostar de fazer gol. Eu chorava para fazer. Além de inteligente para colocar o companheiro em boa condição de marcar, sentia que ele tinha essa facilidade de fazer gols. Os técnicos do juvenil e dos juniores também perceberam isso.

Mattheus confirmou que a cobrança por gols era grande em casa. Agora, nos juniores, ele acredita que esta sua característica de finalizador está finalmente sobressaindo.

Mattheus, juniores Flamengo  (Foto: Fernando Azevedo / Fla imagem)
- Quando era mais novo não fazia muitos gols. Como sou meia, procurava mais armar as jogadas, dar passe, mas meu pai viu que eu tinha facilidade de finalizar e sempre me cobrou. Fala para eu aproveitar essa facilidade e chegar mais perto da área, arriscar. Passei a me dedicar mais a isso e fui aprimorando. Agora nos juniores é que essa qualidade passou a sobressair”.

Na última rodada da Taça Rio, o Flamengo venceu o Friburguense por 11 a 0 com três gols de Mattheus. Ele elogiou a pontaria do time e destacou o preparo físico dos atletas para construir a impressionante goleada.

- Não é normal um placar assim num jogo de juniores, porque são muito brigados, amarrados. Mas construímos a vitória desde o início, fazendo os gols logo de cara. Então as coisas foram ficando mais fáceis e não desperdiçamos as chances que criamos. O mais engraçado é que empatamos com eles em 1 a 1 no primeiro turno. Outro diferencial, na minha opinião, foi que nosso bom preparo físico prevaleceu”

Mattheus contou que esta não foi a primeira vez que ele fez três gols em uma mesma partida.

- Já havia feito três gols outras três vezes. Esse ano na vitória por 3 a 2 sobre o Macaé, que foi a partida que me fez subir para os profissionais, uma pelo juvenil e outra pelo infantil.

Fazer gols não chega a ser uma novidade para o time de juniores do Fla, que tem uma média de 3,36 gols na competição. Mattheus confirmou a vocação ofensiva da equipe e disse que a torcida pode esperar uma safra de futuro.

- Isso não é de agora. É resultado de um trabalho muito bem feito nas categorias de base do Flamengo.Tanto que no ano passado marcamos mais de 100 gols e não perdemos nenhum jogo na Gávea. Esse ano só perdemos um, contra o Nova Iguaçu. Além disso, nosso time tem muitos jogadores de qualidade. Estamos trabalhando forte e, se Deus quiser, o Flamengo terá uma boa safra de jogadores ofensivos no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário