terça-feira, 10 de abril de 2012

Para Gaciba, jogadores do vasco têm que cumprir suspensão automática


O comentarista de arbitragem do SporTV, Leonardo Gaciba, acredita que os jogadores do Vasco Diego Souza, Rodolfo, Fagner, Fellipe Bastos e Eduardo Costa devem cumprir suspensão automática na partida contra o Nova Iguaçu, no domingo, em Moça Bonita.

Para o analista, os cinco foram expulsos pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa, no fim do clássico contra o Flamengo, domingo passado, no Engenhão, e, por isso, não podem entrar em campo na rodada final da Taça Rio.

- Pelas imagens, a gente vê que o árbitro não tinha condições de mostrar o cartão vermelho. A regra manda o juiz identificar o jogador que está sendo punido. Se ele tivesse levantado, não teria como identificar o expulso. Seriam cinco cartões para o ar. O poder do árbitro começa antes da partida, no momento em que ele entra no gramado, e só termina quando ele deixa o campo, após o fim da partida. Ele ainda tinha poder para expulsar os jogadores - explica Gaciba, em participação no "Redação SporTV".

A opinião do comentarista é contrária à do presidente da comissão de arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Jorge Rabello. O dirigente acredita que não houve nenhuma expulsão, apesar de o árbitro afirmar na súmula que foi agredido e ofendido pelos vascaínos.

- Assim como eu emiti a minha opinião, o Jorge Rabello tem o direito de dizer a opinião dele. Na verdade, a responsabilidade é do Tribunal. O promotor vai interpretar a súmula e a decisão de fazer a denúncia é dele. Na minha interpretação, os jogadores foram expulsos. O árbitro encaminhou em um relatório em anexo apenas para as expulsões - afirma Leonardo Gaciba.

Súmula Vasco (Foto: Reprodução) 
Árbitro marcou o nome dos cinco jogadores na súmula (Foto: Reprodução)

O ex-árbitro também explicou o "V" usado pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa na súmula, ao lado dos jogadores envolvidos na confusão.

- Na súmula, a gente tem que usar o nome do completo dos jogadores. Aquele 'V' foi ulitizado, provavelmente, para marcar o jogador e conferir o seu nome completo. Então ele fez um tique para facilitar. Não significa que é o vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário