quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Flamengo terá adversário argentino na Libertadores depois de 21 anos

Além do alívio que a classificação diante do Real Potosí (BOL) trouxe para o ambiente, o Flamengo já tem a sua estreia definida para a fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro vai encarar o Lanus (ARG) no dia 15 de fevereiro, fora de casa. Será a primeira vez que o clube carioca enfrentará um adversário argentino na principal competição sul-americana desde 1991.

Apesar de estar em sua 11ª participação na Libertadores, o Flamengo só havia encarado times argentinos em duas edições do torneio. No entanto, o retrospecto rubro-negro é bom diante dos hermanos. Foram três vitórias e uma derrota em quatro partidas.

Em 1982, pela segunda fase da competição, o Flamengo teve o River Plate pela frente em duas oportunidades. Em Buenos Aires, vitória rubro-negra por 3 a 0 (veja no vídeo ao lado), em pleno Monumental de Nuñez, com direito a um belo gol de Zico. No Rio de Janeiro, mais um triunfo do Fla: 4 a 2.

Já em 1991, o adversário argentino foi o Boca Juniors, pelas quartas de final da Libertadores. No jogo de ida, no Maracanã, o Flamengo, treinador curiosamente por Vanderlei Luxemburgo, saiu vencedor por 2 a 1. Marquinhos e Gaúcho fizeram os gols brasileiros e o centroavante Gabriel Batistuta marcou para os xeneizes, de pênalti.

No confronto de volta, em La Bombonera, a força da torcida fez a diferença e o Rubro-Negro saiu derrotado por 3 a 0, sendo assim eliminado. Esta partida foi marcada por uma arbitragem polêmica do uruguaio Ernesto Filippi, muito criticado pela delegação carioca na ocasião. Goleiro do Flamengo nesses confrontos contra o Boca na década de 90, Gilmar mantém até hoje o seu "rancor" contra o árbitro uruguaio.

 - Perdemos aquele jogo antes mesmo de entrar em campo. O primeiro gol foi do Batistuta, num pênalti que o juiz assinalou por ter julgado intenção do zagueiro Adilson. O Gottardo, também zagueiro, acabou expulso. Não tinha como ganhar lá. Lembro que o Luxemburgo era o treinador. Entramos antes no aquecimento para ficarmos no clima do jogo, mas a arbitragem nos complicou - lembra Gilmar.

Sem discriminar competições ou amistosos, a última vez, de fato, que o Flamengo enfrentou um time argentino foi em 2003. Em partida que marcou os 50 anos de uma empresa que patrocinava os dois clubes, o Fla bateu o Racing por 2 a 1, em Aracaju. André Gomes e Edílson fizeram os gols da equipe treinada por Waldemar Lemos na época.

Em competições oficiais, o confronto mais recente diante de um clube argentino ocorreu em 2002. Pela final da Copa Mercosul do ano anterior, o Rubro-Negro mediu forças com o San Lorenzo, em Buenos Aires, e ficou no empate por 1 a 1 (Leandro Machado marcou para o Fla). Nos pênaltis, vitória por 4 a 3 dos hermanos, que ficaram com o título. No Maracanã, no jogo de ida, os times haviam empatado sem gols.

Na Taça Libertadores deste ano, além do Lanus (ARG), o Flamengo tem Olimpia (PAR) e Emelec (EQU) como adversários no Grupo 2.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário