quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Nadadora capixaba Thamy Ventorin acerta com o Flamengo para 2012


Thamy Ventorin, nadadora capixaba que acertou com o Flamengo para 2012 (Foto: Fábio Vicentini/Cedoc A Gazeta)
Ela cresceu com a cruz de malta do Álvares Cabral no peito. Mas agora, a nadadora capixaba Thamy Ventorin, de 24 anos, veste vermelho e preto. A especialista em nado peito acertou com o Flamengo para a temporada 2012 e já treina no clube da Gávea, no Rio de Janeiro, desde a última segunda-feira. Será a segunda temporada de Thamy fora do Espírito Santo, pois há um ano ela deixou o Álvares, em Vitória, e mudou-se para o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte.

Representando o clube mineiro, disputou os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro passado, e ajudou o Brasil a conquistar uma medalha de prata no revezamento 4 x 200 livre, prova na qual nadou a eliminatória ao lado de outra atleta do Espírito Santo, Gabriela Rocha, então do Álvares Cabral e recém-transferida para a equipe de Alphaville Jacuhy-ES.

Thamy também esteve perto de acertar com Alphaville Jacuhy, projeto de alto rendimento idealizado pelo treinador Alexandre Antunes na cidade da Serra, na Grande Vitória. Mas acabou dando preferência a uma proposta do Flamengo, onde treinará ao lado de atletas mais maduros e de nível internacional. O contato com a maior estrela da companhia, Cesár Cielo, com quem conviveu no Pan, ainda não tem data para acontecer, já que ele treina em São Paulo.

- Gostei muito do Minas, mas no fim de 2011 aconteceram algumas coisas, houve uma mudança de treinador... Mesmo assim ficaria lá, gostei muito do clube. Mas o Flamengo fez uma proposta melhor, visitei aqui há duas semanas, achei legal e desde segunda-feira estou treinando forte já. Também tive vontade de voltar ao Espírito Santo, mas no Flamengo treinarei com gente que tem índice olímpico. Isso também pesou - comenta Thamy.

A meta é buscar um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto. E ela terá duas chances de fazer o índice nos 200 metros peito. No Troféu Maria Lenk, em abril, e na Tentativa Olímpica, em maio. Tarefa nada fácil, mas que não a desanima.

- A meta é buscar o índice nos 200 metros peito. Ainda está meio longe, mas vou acreditar até o fim. Preciso nadar para 2min26, que é o meu melhor tempo em piscina curta, mas na longa estou uns seis segundos acima ainda. A chance maior é de ir num revezamento, no caso o dos 100m peito. Mas nem deixei de treinar nas férias e comecei forte aqui no Flamengo para conseguir atingir os índices - explica Thamy.

Só não peça para a capixaba revelar seu time do coração no futebol.

- Agora, sou flamenguista (risos). Vamos dizer que agora sou flamenguista. Porque senão você me coloca na fogueira (risos) - brinca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário