quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Maldonado elogia jovens, mas alerta para ansiedade: 'Correm 90 minutos'

Como um professor dentro de campo, Maldonado orienta os jovens jogadores do Flamengo que terá a seu lado na estreia do Campeonato Carioca, neste sábado, contra o Bonsucesso, no Engenhão. Disparado o mais experiente do time B, com 32 anos, o volante chileno não tem dúvida da qualidade da base formada pelo clube e só teme pelo fôlego dos companheiros, já que a maior dificuldade tem sido controlar a ansiedade deles, segundo o jogador.

- Se deixar, correm os 90 minutos. E não pode ser assim. A vontade é muito grande, mas temos que ficar com a bola, evitar desperdiçá-la, cadenciar, vai e volta com inteligência... Para ainda termos fôlego para gastar no fim da partida. Estou passando tranquilidade e estou junto com eles para tudo. Já falei que não precisam ter vergonha de me pedir o que for e até gritar comigo - disse.

Maldonado, volante do Flamengo (Foto: André Casado/Globoesporte.com) 
Maldonado fala sobre a garotada da estreia e planos para o futuro (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

Homem de confiança de Vanderlei Luxemburgo, Maldonado foi instruído pelo treinador, após pedir para ganhar ritmo no Estadual antes de ir para a Bolívia pegar o Real Potosí, e passou o recado.

- Ele falou para continuarmos a pré-temporada nessa semana, trabalharmos forte, que depois iria analisar quem seria inscrito para a Libertadores, quem ia continuar na fase final do Carioca e treinando ao longo do ano. Quer uma boa estreia, está de olho e torcendo. A base do Flamengo está mostrando vontade e vai dar trabalho. Eles ainda vão dar o que falar - acredita.

Dos 11 que vão entrar em campo para pegar o rival alvianil, que retorna à elite do Rio, sete são formados pelo clube - Paulo Victor, João Felipe, Frauches, Marllon, João Vitor, Camacho e Lucas. Além disso, no banco estarão mais promessas, como Adryan e Thomás.

Outro obstáculo a ser superado parece ser a bola da competição estadual, ainda mais leve e "estranha", de acordo com a avaliação do chileno. O elenco passou a treinar com ela somente na última segunda-feira, no CT Ninho do Urubu.

- É bem estranha (risos), a do ano passado é pior, mas essa é mais leve. Se o jogador tem um chute forte e acerta bem, pode levar vantagem, mas é preciso cuidado - alertou.

Nada de aposentadoria

Deixada para trás mais uma operação (a terceira desde que chegou à Gávea, em 2009), Maldonado não pensa em se aposentar ainda. Renovado, espera um grande ano pessoal.

maldonado treino flamengo (Foto: Divulgação/ Site oficial Flamengo)
- Estou me preparando para esse retorno. Tive enxerto no joelho, os problemas se acumularam, mas estou me sentindo bem, fazendo tudo com muita calma. Ganhei massa, o que é um processo difícil e tenho a confiança de todos. Não projeto nada (parar de jogar) e espero que o ano seja melhor para mim e para o Flamengo. Temos uma Libertadores pela frente - lembrou.

A concorrência na posição para ser titular tem Aírton, Willians e os jovens oriundos da base Muralha, Luiz Antônio e João Vitor.

Maldonado trabalha fisicamente em treino de 2011, após volta (Foto: Divulgação/ Site oficial Flamengo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário