quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Luxa, por enquanto, evita confronto: ‘Temos de realinhar o Flamengo’

Vanderlei Luxemburgo, por enquanto, evita o confronto. Não quer apagar o incêndio do Flamengo com gasolina. A resposta ao que classificou como “Cala boca, Luxa” está guardada para a entrevista depois do segundo jogo da pré-Libertadores, contra o Real Potosí, dia 1º de fevereiro, no Rio. Em Sucre, na Bolívia, onde a equipe se prepara para a partida de ida contra o time boliviano, dia 25, em Potosí, o treinador tenta apaziguar.

Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Luxemburgo, à direita, com o preparador físico Antônio Mello no treino (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, disse que estava triste na primeira parte da pré-temporada, realizada em Londrina (PR). O clima quente nos bastidores do Flamengo, com diretoria e departamento de futebol sem falar a mesma língua, e os jogadores cobrando pagamentos de atrasados tumulturam o ambiente que deveria ser exclusivamente de concentração no futebol.

- Lá em Londrina estava chateado porque não fizemos uma pré-temporada só no campo. Pipocava notícia de tudo que era lado. Você fica pensando no que está acontecendo. Tem de puxar o freio, analisar muito, com muita calma. Antigamente, saía chutando o balde. Você vai juntando para chegar aqui e agora, que é o momento de decisão. Não dá para ficar triste. Tenho de motivar o grupo para cumprir o compromisso de buscar a classificação para a pré-Libertadores - disse o treinador.

Vanderlei frisou por mais de uma vez que não pensa em deixar o clube. Pelo menos não antes da decisão se o time irá ou não para a fase de grupos da Libertadores. Ele tem contrato até o fim deste ano:

- Depois dos dois jogos temos de sentar para conversar, tem a parte de grupos da Libertadores, temos de realinhar o Flamengo, foram muitas coisas que aconteceram. Uma coisa pode ter certeza: vim ao Flamengo para concluir o trabalho. Sou rubro-negro, nunca escondi isso. O momento é de somar, acrescentar ao Flamengo. Construir o Flamengo num momento importante. Estou com este propósito e vou terminar. Não existe isso de que o Vanderlei vai sair do Flamengo. Minha proposta é de somar, de ajudar o Flamengo. Cabe a nós nos motivarmos, nos empenharmos ao máximo. Eu, como rubro-negro, entendendo as exigências da torcida, vou me empenhar ao máximo e cobrar o máximo do grupo. Existem muitas conversas paralelas.
 
O ambiente é de desconforto, e Vanderlei não está satisfeito com o pouco respaldo que tem recebido da presidente Patricia Amorim. Ainda em Londrina, concedeu entrevista coletiva dando razão à cobrança de atrasados por parte dos jogadores, mas viu a presidente se posicionar um dia depois dizendo que é ela quem manda no clube e que cada um deveria responder pelo seu departamento. Além disso, não foi atendido nos pedidos por reforços. Há também a guerra com o vice de finanças Michel Levy, seu maior desafeto no clube.

Contratado para aliar a função de técnico e manager, ele reconhece que seu papel no clube anda indefinido:

- Estou enxergando confuso como foi a pré-temporada (em Londrina).

A crise permanente e a confusão fazem o técnico deixar os problemas nas mãos da diretoria. Como no caso do zagueiro Alex Silva, que decidiu não viajar com a delegação para a Bolívia na segunda-feira e está afastado enquanto o clube decide se irá emprestá-lo ou vendê-lo.

- Este caso foi passado para a diretoria também. A diretoria tomou a decisão de um afastamento do jogador e cabe a diretoria uma decisão maior. Nesse momento quero contar com os jogadores que estão aqui, que querem estar aqui e focados para jogar. Se ele entendeu que não deveria vir para cá, não há motivo para contar com ele. Quando voltarmos, vamos repensar, vamos discutir tudo de novo. Nem tenho razão para pensar nele - afirmou Luxembrugo.

O grupo rubro-negro treinou no estádio Patria, em Sucre, na manhã desta quarta e volta a trabalhar na parte da tarde. A expectativa fica por conta da participação de Ronaldinho Gaúcho. Por causa de uma diarreia, ele ficou fora da primeira parte da atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário