quarta-feira, 10 de junho de 2015

Foto enviada por irmã faz Arthur Maia voltar ao tempo de torcedor do Flamengo

Arthur Maia criança (Foto: Arquivo Pessoal)Arthur Maia realizou sonho dele e de sua família em 18 de janeiro de 2015, quando estreou profissionalmente pelo Flamengo, no empate por 0 a 0 com o Shakhtar Donetsk. Grande parte da torcida já sabe que a escolha do nome do jogador foi uma homenagem de seu pai, Roberto, a Zico. Uma foto enviada nessa semana por sua irmã, Mariana, o deu oportunidade especial para reviver a paixão que nutre pelo Rubro-Negro desde a infância na capital alagoana, Maceió.

- É uma história muito legal. Minha irmã me mandou essa foto e foi muito engraçado de me ver nessa idade e já com a camisa do Flamengo. Já brincávamos em casa torcendo pelo Flamengo. Então é muito legal ter essa foto como lembrança, e hoje realizando um sonho de estar aqui. Você volta no tempo e vê o como é importante toda essa paixão pelo Flamengo - disse o xará do Galinho, nascido em 13 de outubro de 1992.

As recordações mais doces vêm de um ídolo que atuou em sua posição. Depois de comemorar o tricampeonato carioca conquistado pelos pés de Petkovic a 2.083,7 km do Rio de Janeiro, pôde presenciar um título do clube do coração in loco, no dia 11 de julho de 2001. Foi um dos 26.708 que estiveram no Estádio Rei Pelé, em Maceió, para acompanhar a derrota por 3 a 2 para o São Paulo na decisão da Copa dos Campeões - o Fla venceu por 5 a 3 o jogo de ida.




A época que eu mais acompanhei mesmo foi a época do Pet, no começo dos anos 2000. Teve título carioca, com aquele gol de falta. Teve também Copa dos Campeões em Maceió, que é minha cidade. Teve outro gol de falta do Pet lá, numa final contra o São Paulo. Então, aquela época eu acompanhei muito o Flamengo e tenho boas lembranças. Foi muito legal ver o Flamengo ser campeão em Maceió com minha família toda. Fui com meu pai (Roberto), minha mãe (Katie), minha irmã (Mariana) e meus tios.

Arthur explodiu em emoção com apenas 8 anos de idade ao ver seu clube de perto levantar uma taça, mas o sonho agora é ele mesmo erguer o caneco. Acredita ser possível já chegar a isso em seu primeiro ano de Gávea. Com nome do maior 10 da história rubro-negra e fã do melhor sucessor do Galinho, o alagoano se vê pronto para fazer em campo a mesma função que executaram o herói de seu pai e o gringo. 
Confira essas e outras questões em bate-papo abaixo:

Depois de ver o Fla campeão em casa, dá para sonhar com taças já em 2015?

Claro, o meu maior pensamento aqui é esse, e o pensamento de todos tem que ser esse, de conquistar títulos. Temos um Brasileiro todo pela frente, que é muito difícil. Conseguimos uma vitória agora, que é para dar confiança. Sem dúvida nenhuma esse é meu grande sonho a partir do momento que cheguei aqui. Porque o que marca o jogador e o torcedor são os títulos.

Tem a Copa do Brasil, onde o caminho é mais curto. Mas e no Brasileiro? Dá para brigar?

Dá, dá sim. Temos elenco para isso. É claro, está no começo de tudo. Não tivemos um bom começo, vencemos na sexta rodada, mas nossa equipe está no caminho certo. Vem trabalhando bem e tenho certeza que essa vitória nos dará confiança para conseguirmos uma arrancada boa.

Desde que chegou ao clube, o Flamengo busca incessantemente um 10. A torcida cobra muito a diretoria por um jogador desse estilo. Você se encaixa nesse perfil?

Entendo perfeitamente a torcida rubro-negra por ter essa obsessão por um camisa 10, mas me vejo sim nessa posição. Claro que entendo a torcida querer esse jogador, porque pensa em título e em reforçar o elenco, mas eu me vejo pronto para essa posição. Sabendo da responsabilidade que é, da pressão que tem de se vestir essa camisa e de ter a responsabilidade da armação de jogadas, mas eu estou trabalhando forte para isso. Porque é a minha posição ideal. Tenho velocidade também, se precisar de jogar pelos lados, mas eu me vejo pronto e me vejo nessa posição, como armador da equipe.

Você bate faltas e tem o Pet como ídolo. Se inspira nele?

Todo mundo que bate falta, pelo menos da minha geração, quando vai brincar ou treinar, lembra do Pet. Pela história e pelos muitos gols de falta que fez na carreira. É um cara que me inspira, sim. Aqui no Flamengo, ainda não tive a oportunidade de fazer um gol de falta, mas é algo que venho sempre treinando e aperfeiçoando.

O que o Cristóvão Borges trouxe de novo para o Flamengo? Animou-se com o que tem visto?

Sempre deixei claro a minha satisfação de poder ter trabalhado com o professor Luxemburgo, que foi quem me deu a oportunidade de jogar aqui. Eu devo a ele essa chance e procurei mostrar meu trabalho para que todos me conhecessem. E o Cristóvão chegou, está todo mundo animado com essa forma de trabalhar. Treinamentos muito intensos, com dois toques, muitos trabalhos de passes também na introdução do treino. Isso tudo é muito importante. E tenho certeza que, com o elenco muito animado, todo mundo estará pronto na hora que receber as oportunidades.

De volta ao tema "paixão pelo Flamengo". Qual foi a reação de sua família?

Foi uma alegria muito grande. Eu ainda ficava um pouco tímido, esperando realmente concretizar tudo. Eu colocar o pé aqui, vestir a camisa, mas na verdade fizeram festa surpresa para mim em Maceió, personalizaram camisa. Então, fiquei muito feliz. Foi um sonho e estou vivendo esse sonho a cada dia com uma intensidade muito grande. Sempre que jogo, procuro fazer o meu melhor possível para vestir por muito tempo a camisa do Flamengo.

Para qual familiar contou primeiro de sua ida para o Flamengo?

Meu pai.

E ele chorou? Como foi?

Não sei se chorou, mas a ansiedade era muito grande, porque o primeiro contato foi ano passado. Toda família flamenguista, tem essa situação de meu nome ser Arthur por causa do Zico. Sei que a alegria foi muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário