quarta-feira, 10 de junho de 2015

Flamengo foi campeão do mundo derrotando o Liverpool em Tóquio

Em 13 de dezembro de 1981, a nação rubro-negra conquistou o mundo. As armas foram o talento de Zico, a habilidade de Adílio e a pontaria de Nunes. O adversário na final do Mundial Interclubes foi o Liverpool, que caiu por 3 a 0. Poucas vezes a superioridade de uma equipe sobre a outra numa decisão foi tão grande.

Nunes fez dois gols (aos 13 e 41 minutos do primeiro tempo) e Adílio marcou outro, aos 34 minutos também da etapa inicial. O título rubro-negro foi resultado de um processo iniciado no final dos anos 70 quando o clube, com um time formado por ex-juniores e alguns jogadores vindos de fora, acumulou cinco títulos estaduais. Ao ser campeão brasileiro brasileiro em 1980, o Flamengo assegurou o direito de disputar a Taça Libertadores em 1981. Conquistou o título após uma série de partidas com o Cobreloa, do Chile.

Antes da decisão em Tóquio, a equipe treinada por Paulo César Carpegiani conseguiu ainda o título estadual numa desgastante disputa de três jogos com o Vasco. O Liverpool tinha o atacante Dalglish e o apoiador Souness, da seleção da Escócia; Neal e Johnson, da seleção inglesa. Mas, o campeão europeu foi dominado durante todo o jogo pelo Flamengo, que chegou ao placar final de 3 a 0 já no primeiro tempo.

Na decisão, embora não tenha marcado, Zico foi o destaque, participando dos três. No primeiro, lançou Nunes. No segundo, bateu uma falta, o goleiro largou para Adílio completar. No terceiro, o maior jogador da história do Flamengo deu novo passe a Nunes. A equipe campeã: Raul, Leandro, Marinho, Moser e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.


Craque. Zico posa ao lado do carro que recebeu como melhor jogador da final do Mundial de Clubes
Craque. Zico posa ao lado do carro que recebeu como melhor jogador da final do Mundial de Clubes Sebastião Marinho/13-12-1981



Nenhum comentário:

Postar um comentário