terça-feira, 4 de março de 2014

Rei Arthur: Zico é reverenciado por craques na Sapucaí


A vida de Zico virou samba e foi contada no início da madrugada desta terça-feira, na Marquês de Sapucaí. Quarta escola a entrar na avenida, a Imperatriz Leopoldinense homenageou o eterno camisa 10 do Flamengo com o enredo "Arthur X - O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”. Amigos e ex-companheiros de Zico participaram do desfile e reverenciaram o craque. Roberto Dinamite, Rivellino, Edmundo, Gonçalves, Deco, Amarildo e Júnior foram alguns dos convidados.    

Carnaval - Sapucaí - Desfile Imperatriz - Zico (Foto: André Durão) 
Zico, o grande homenageado do segundo dia de desfiles no Rio de Janeiro (Foto: André Durão)

Roberto Dinamite, presidente do vasco:

- É uma homenagem a um grande ídolo, grande jogador e um grande homem. Isso é motivo de orgulho, essa é minha retribuição, participando do enredo da Imperatriz, como gratidão por tudo que ele fez dentro do campo, como grande adversário que foi e ao mesmo tempo por ter participado da minha partida de despedida. Sem sombra de dúvida foi um grande jogador por quem eu tinha e tenho o maior respeito e que me motivou e muito nos grandes clássicos entre vasco e Flamengo. Tenho uma lembrança bastante positiva de tudo que conseguimos proporcionar aos torcedores, levando mais de 100 mil, 150 mil torcedores. Não poderia estar ausente nessa homenagem para ele.

Carnaval - Sapucaí - Roberto Dinamite e Eduardo Bandeira de Mello (Foto: André Durão) 
Roberto Dinamite posa com o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello (Foto: André Durão)

Gonçalves, ex-zagueiro de Flamengo e Botafogo:

- É uma honra, uma alegria muito grande, porque o Zico foi um grande espelho na minha carreira. Quando comecei no Flamengo em 1987, ele estava no Flamengo, pude aprender muitas coisas com ele, um exemplo de profissionalismo, de dedicação, de amor à camisa. E um dos grandes jogadores do futebol brasileiro que eu vi jogar de todos os tempos. Não só pelo Flamengo e pela Seleção, mas treinando todos os dias. Foi importante na minha formação, tive o prazer de tê-lo do meu lado no começo da minha carreira.

Carnaval - Sapucaí - Desfile Imperatriz - Rivelino (Foto: André Durão)Roberto Rivellino, tricampeão do mundo:

- Um camisa 10 que marcou a história do futebol brasileiro e fico muito feliz de estar participando dessa homenagem para ele. Eu gosto de carnaval, mas paulistano não é muito do samba, né? Eu gosto de ver, aprecio samba no pé. É minha estreia. Só o Galo para me tirar da minha casa para fazer o que estou fazendo. Se fosse outra pessoa, sinceramente, não viria, não.


Deco, ex-jogador do Fluminense e da seleção portuguesa:

- É uma honra. Zico é uma referência, é um símbolo mundial. É uma geração que vi jogando, esse fenômeno. Só tenho que agradecer pelo convite estou muito feliz. Nasci em 77, dos meus sete anos até os 15, 18, foi onde vi ele jogando. Era um momento de moleque, meu ídolo de infância. Dá para imaginar o quanto é um orgulho para mim.

Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo:

- Zico merece qualquer homenagem, é o maior ídolo do Flamengo, o personagem mais ilustre da história do Flamengo, tem mais é que ser homenageado sempre. Fico muito feliz de estar aqui participando.

Carnaval - Sapucaí - Desfile Imperatriz - Junior (Foto: André Durão) 

Júnior, ex-lateral do Flamengo e da Seleção:

- Emoção de mais de 40 anos de amizade. Como amigo me sinto privilegiado de estar aqui, ainda mais que a gente teve tantas aventuras juntos. Mais uma na Sapucaí.

Leandro, ex-lateral do Flamengo e da Seleção:

- Muito emocionante, me sinto honrado por participar dessa homenagem ao Zico, homenagem justíssima, meu ídolo. Passamos por muitas emoções juntos e hoje mais uma aqui. Zico representou tudo na minha vida. Foi praticamente o responsável por me levar ao Flamengo. Pedi para treinar no clube porque vi que seria uma oportunidade maior de conhecer o Zico.



Carnaval - Sapucaí - Desfile Imperatriz - Edu (Foto: André Durão)Edu, irmão de Zico:

- Zico é o caçula, o mais mimado, paparicado, e aquele que aprendeu tudo. Teve a inteligência de tirar dos irmãos mais velhos as virtudes e não usou os defeitos. Daí se tornou perfeito no futebol. O fato de não ter sido campeão do mundo não diminui em nada aquilo que foi para o futebol brasileiro e mundial. Deveria ter sido, mas azar da Copa, que não teve Zico como campeão do mundo.



Amarildo, campeão do mundo em 1962:

- Primeira vez que desfilo, uma coisa emocionante. Quem dera se a Imperatriz fosse campeã.   

Edmundo, ex-atacante de vasco, Flamengo e Fluminense:

- Zico é um ídolo, sempre foi uma inspiração. Foi muito lindo. Demais ver o pessoal vibrando nas arquibancadas. Mas deu para cansar, viu. A idade chegou!



Nenhum comentário:

Postar um comentário