quarta-feira, 5 de março de 2014

Fechando o carnaval, bloco do Flamengo toma as ruas de Marechal Deodoro

A histórica cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas, ganhou nessa quarta-feira de cinzas tons vermelho e preto. Isso porque milhares de rubro-negros tomaram as ruas da pacata cidade para festejar o último dia de carnaval. Entre sorrisos, serpentinas e cabelos coloridos, os foliões percorriam as ladeiras de Marechal exaltando o amor ao Fla. Embalados pela fanfarra de Santa Cecília, o hino do Flamengo foi entoado em voz alta por quase todos. O som contagiante dos logo chamou a atenção dos moradores das casas por onde o bloco passava.

Bloco Flamengo AL (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com) 
Nação Rubra-Negra reuniu mais de mil foliões nesta quarta-feira de cinzas (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)

A alegria dos foliões podia ser sentida de longe. Era como se o carnaval estivesse apenas começando. O sol que brilhava no início da manhã, logo deu lugar a um céu nublado, e nem mesmo a chuva forte arrancou dos rubro-negros o sorriso e a vontade de desfilar com as cores do Fla. Maria Rita, de apenas 14 anos, fez questão de mandar o seu recado.

- Quem é Flamengo de verdade não tem medo de chuva. É Flamengo até embaixo d'água - disse a garota, que carregava uma bandeira do clube e desfilava sob chuva.

Blobo Flamengo AL (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)O bloco Nação Rubro-Negra já existe há 12 anos. Tradição na cidade, reúne a cada ano mais adeptos.O criador, Eglenes Santos, explica como surgiu a ideia de formar o bloco.

- Durante o período de carnaval minha casa sempre ficou cheia de gente, mas aí chegava a quarta-feira de cinzas e todo mundo ia embora. Foi aí que tive essa ideia. Sou flamenguista e foi a forma que encontrei de prestigiar o meu time do coração. No primeiro ano fiz 150 camisas, e o negócio pegou. Nos últimos anos ultrapassou 1.500 pessoas. 

E para quem pensa que a festa foi restrita aos flamenguistas, se engana. A reportagem do GloboEsporte encontrou no meio da folia torcedores tricolor, alvinegro e até cruzmaltino. Seu Batista, músico, de 60 anos, é o baterista da Fanfarra de Santa Cecília. Vascaíno de coração, ele é peça cativa na festividade. Ele conta que é bem recebido pelos flamenguistas e garante que  rivalidade só dentro de campo.

- É uma tradição antiga [festa rubro-negra]. E mesmo sendo vascaíno para mim é uma satisfação poder tocar nesse bloco. As pessoas sabem que sou vascaíno, mas todo mundo me recebe bem aqui. Na verdade é uma festa, todo mundo vem participar, brincar e se divertir. A rivalidade fica só dentro de campo (risos). 

Bloco Flamengo AL (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com) 
Vascaíno, Batista (direita) com a banda da fanfarra (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)


E seu Batista não era o único "penetra" na festa rubro-negra. A família de Yolanda Hellem se dividia em corintiana, vascaína e tricolor. Flamenguista, a estudante disse que nessas horas o Fla recebe todo o apoio das torcidas adversárias. 

Blobo Flamengo AL (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)- É divertido. Há seis anos participo dessa festa, mas tem muitos torcedores que não são flamenguistas e vêm para prestigiar. Meu marido é corintiano, meu tio torce para o Fluminense, meu primo ali é vascaíno (risos). O importante é reunir todos para apoiar o bloco do Mengão. 

Cida Queirós é a porta bandeira do bloco. Participa da festa desde o início. A alagoana revela ser vascaína, mas diz que aderiu ao bloco por causa das filhas, que segundo ela, são flamenguistas doentes.

- Eu sou vascaína, mas eu resolvi aceitar o convite do Edglenes porque minhas filhas são doentes pelo Flamengo, então me sinto honrada de ser a porta-bandeira desse bloco maravilhoso que reúne tanta gente todos os anos. Para mim é uma satisfação - contou. 




Blobo Flamengo AL (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com) 
Cida leva a bandeira do bloco rubro-negro há 12 anos (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)


Bloco Flamengo AL (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com) 
Bloco despertou a curiosidade dos moradores de Marechal (Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário