terça-feira, 26 de abril de 2011

Camisas do Flamengo são produzidas a poucos Km do estádio do Horizonte (CE)

Além de Horizonte existe um lugar onde o uniforme da nação ganha vida. A poucos quilômetros do Estádio Domingão, palco do confronto de amanhã pela Copa do Brasil, o Manto Sagrado, literalmente, nasce. Lá, a fábrica da Vulcabrás, detentora da fornecedora de material esportivo Olympikus, produz cerca de 3.500 camisas do Flamengo por dia e distribui os uniformes de toda a nação.

O processo para confecção da camisa é complexo, exige cuidado e, também, carinho. Dos 14.500 funcionários da fábrica, 500 são encarregados, diariamente, de produzir o uniforme rubro-negro. Entre eles, está José Clébio Dantas, de 21 anos e rubro-negro de carteirinha.


(Camisas do Fla que são produzidas na fábrica - Pedro Henrique Torre)

Morador de Horizonte, ele vê sua mente voar ao observar Ronaldinho em ação com a camisa.

– Fico pensando se uma daquelas camisas que ele veste não foi a que passou pela minha mão. Tenho muito orgulho – afirmou o funcionário da confecção.

A fábrica da Vulcabrás é responsável por grande parte da economia local. Em Horizonte, é fácil encontrar camisas rubro-negras pelas ruas, ao lado, claro, da do time da casa, também produzida pela empresa, mas sem patrocínio oficial, como é o caso do Rubro-Negro.

É uma troca de gentilezas com a cidade que há 15 anos abriga a fábrica do manto sagrado.

Perto de onde é costurado e bordado o escudo rubro-negro em cada peça, as camisas dos rivais São Paulo, Internacional e Cruzeiro também tomam forma. Mas, de longe, pode-se observar manequins trajados com o uniforme preto e vermelho e o sorriso no rosto dos funcionários. Ainda assim, José Clébio fica com água na boca ao observar os mantos. Ele não possui nem umazinha em casa.

– Não tenho como comprar uma camisa dessas, não! Mas é linda demais – suspira o funcionário.

Em Horizonte, a alegria não é apenas por ser rubro-negro. Mas, também, por ser o nascer de um orgulho, literalmente, do peito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário