quarta-feira, 16 de junho de 2010

Nova FlaShop RJ

Primeira loja oficial licenciada pelo Flamengo, a FlaShop do Centro foi inaugurada em dezembro de 2008, pela Roxos e Doentes, e tinha como meta ser a ponta de lança de uma cadeia de lojas na região sudeste . O que não aconteceu – fora do Rio, foi aberto somente um quiosque em São José dos Campos (SP).

De acordo com informações às quais teve acesso o POLAROIDS, a suposta razão seria a falta de fôlego financeiro para cumprir o cronograma de investimentos. Um possível motivo que ajuda a explicar por que a operação da FlaShop Centro foi repassada para outras mãos.

E essas mãos são as de Plaisant, que tem mais de cinco anos de experiência no ramo, operando uma rede de lojas de surfwear, a Q-Surf.

O POLAROIDS conversou com ele por e-mail, dias depois da reabertura da FlaShop Centro, espaço de 125m2 na Rua da Quitanda, 87, no coração do centro da cidade do Rio.

Confira a entrevista.

POLAROIDS - Você começou na FlaShop no final de outubro de 2009, como franqueado de um quiosque num shopping em Del Castilho. O que te levou a tomar a decisão de investir nesse negócio? E por que a Zona Norte?
Marcelo Plaisant - Eu e meu irmão sempre fomos apaixonados pelo Flamengo e tínhamos o sonho de ter uma loja, pesquisamos e descobrimos que a Flashop estava iniciando o projeto de franquias. Escolhemos a zona norte pois os shoppings são seguros e com um publico que atualmente consome bastante.

POLAROIDS - Com o primeiro quiosque funcionando, logo vieram investimentos pela operação de mais dois quiosques em outros shoppings da região. Os resultados superaram as expectativas? É possível citar algum número ou percentual? O retorno do investimento é esperado para quando?
Marcelo Plaisant - Quando assinamos o primeiro contrato, o Flamengo estava em 13º colocado no Brasileirão e vários amigos nos chamavam de loucos. O Flamengo começou sua reação e, antes mesmo de ser campeão, já estávamos com o segundo ponto de venda aberto. O retorno do investimento prometido é de 18 meses , mas, se bem trabalhado, vem antes.

POLAROIDS - O que levou você a investir na joia da coroa, a FlaShop do Centro da Cidade? E por que a Roxos e Doentes repassou a gestão a você?
Marcelo Plaisant - A loja do Centro seria muito mais do que um sonho. Ainda me lembro quando eu e Fabio entramos naquela loja, há um ano atrás, e ficamos tirando varias fotos só para documentar que estávamos visitando uma loja do Flamengo. Agora, somos sócios dela! Que doideira esse mundo, né? O porquê da Roxos ter passado a operação ? Fica muito difícil tocar uma operação tão longe. A base deles fica em São Paulo e isso com certeza dificultou as coisas para eles.



POLAROIDS - Que tipo de reforma foi feita na loja? Quais as novidades que o consumidor que trabalha no Centro irá encontrar?
Marcelo Plaisant - Basicamente fizemos a pintura, troca dos banners e alguns mobiliários alem da instalação de TVs LCD . Mas a principal mudança será no fato de termos uma loja completa de produtos e com uma equipe de vendas super motivada tanto pelo fato de sermos todos rubro-negros quanto pelas gincanas e premiações por desempenho.

POLAROIDS - "Sob Nova Direção", na FlaShop Centro, representa que tipo de mudança e de melhoria? Quais são seus planos para incrementar o negócio, movimentar o espaço e atrair os clientes?
Marcelo Plaisant - Iniciamos nessa semana já com a festa de inauguração, que contou com a presença de Adilio, Nunes, Uri Geller, Rondinelli alem do Anjinho, da Charanga e dos mascotes Uruba e Urubinha. Criamos também a rádio Flashop, que estará sempre tocando musicas relacionadas ao Flamengo.

POLAROIDS - Quais as práticas de gestão - e de atendimento - que você trouxe da sua experiência como empresárío no segmento de surfwear para a FlaShop?
Marcelo Plaisant -Trouxemos os supervisores e equipe de treinamento para debater com a equipe as melhores maneiras de servir e encantar o cliente, além do fato de podermos dividir um pouco de nosso dia-a-dia com a equipe.


POLAROIDS - Hoje, com a FlaShop Centro e os três quiosques, você emprega quantos funcionários?
Marcelo Plaisant - Atualmente temos 27 rubro-negros trabalhando conosco, além de prestarmos assessoria a equipe Flashop do São Gonçalo Shopping e Bangu Shopping.

POLAROIDS - Pela sua experiência, de que modo os resultados em campo influenciam nas vendas?
Marcelo Plaisant - Na verdade, a paixão pelo Flamengo é muito maior do que os resultados em campo, mas realmente as vendas de camisas oficiais sobem quando o time vai bem.

POLAROIDS - Alguma história curiosa a contar desses quase nove meses a frente do negócio?
Marcelo Plaisant - Putz, são tantas ! Mas lá vai uma. Após fechada a negociação da loja do Centro, fomos lá dentro conhecer o estoque da loja e tem uma salinha para reuniões, entrei com meu pai e meu irmão na salinha pra conhecer e vi um pôster na parede. Acredita que era justamente o pôster que fui mascote com o time em 1982 quando eu tinha 8 anos?! Putz, chorei muito e fiquei todo arrepiado, será que tava ali me esperando? Outra historia interessante também foi a promessa que fizemos que se o Flamengo fosse campeão brasileiro neste ano, eu e meu irmão Fabio iríamos passar a maquina zero na cabeça, não deu outra, na saída do Maraca fomos direto raspar a cabeça. Fiquei horroroso!

POLAROIDS - Como foi o evento de lançamento?
Marcelo Plaisant - O evento de lançamento foi um sucesso absoluto e com certeza iremos repetir a dose, dia 16/6 tera na Flashop do São Gonçalo e dia 22 no Bangu Shopping. Gostaria de agradecer ao João, da Olympikus; à Leila e ao pessoal do marketing do Flamengo; e à Mercedes Bittar, que nos aprovou na entrevista da franquia, por terem acreditado em nosso sonho. Além de meu irmão Fabio, que é mais do que um braço direito, e de todos os rubro-negros que fazem com que a experiência de comprar na Flashop se torne um marco agradável no seu dia. Não posso deixar de agradecer aos nossos sócios nesta loja que também estão realizando seu sonho - o Max e o Tim Maia.

POLAROIDS - Com relação ao portfolio de produtos, o que o torcedor irá encontrar na loja?
Marcelo Plaisant - Toda linha oficial e de licenciados do Flamengo

POLAROIDS -Tem quem pergunte como encontra o agasalho usado pelo técnico Rogério Lourenço nos últimos jogos?
Marcelo Plaisant - Sim, temos tudo e esse casaco inclusive é um dos mais vendidos.

POLAROIDS - O valor das vendas repassado para o clube é substancial?
Marcelo Plaisant - Repassamos 5,5% de nossas vendas ao franqueador. Quanto vai ao Flamengo, não sei.

Agradecimentos ao Marcelo Plaisant pelo ótimo trabalho realizado frente à FlaShop.

Créditos ao excelente blog: http://polaroidsrubronegros.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário