sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Xará de Zico e fã de Pet, Arthur Maia segue cartilha para vestir a 10 do Flamengo

Luxemburgo e Arthur Maia, treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)Não será por falta de conhecimento da história que Arthur Maia deixará de ser o meia que o Flamengo procura desde a saída de Ronaldinho. Batizado com o nome do maior ídolo do clube, o jovem de 22 anos, indicado por Vanderlei Luxemburgo após brilhar no América-RN, tem outra referência quando lembra de sua infância rubro-negra: Dejan Petkovic. Com somente nove anos, viu o sérvio cobrar com precisão a falta que garantiu o tricampeonato carioca em 2001, sobre o Vasco. Oito anos mais tarde, já na base do Vitória, vibrou com o hexacampeonato nacional. Com a cartilha da camisa 10 bem decorada, um novo Arthur começa sua trajetória na Gávea.

Ao receber a camisa sem número das mãos do diretor executivo, Rodrigo Caetano, a pergunta era inevitável: o 10 é o número de preferência? O meia admitiu que, sim, disse que o utilizou por onde passou, mas que no Flamengo isso é o que menos importa no momento:

- Penso em ganhar meu espaço, trabalhar no dia a dia, mostrar que posso ser útil. Não importa a camisa. Respeito meus companheiros (...) Sou um meia canhoto, com agilidade e velocidade, que é o que o futebol moderno pede. Posso serviu o companheiro no passe diagonal ou chegar para concluir. Temos jogadores rápidos, o que facilita esse passe.

A relação de Arthur Maia com o Flamengo teve início antes mesmo do nascimento. Em Alagoas, seu pai propagava aos quatro cantos que daria ao filho o mesmo nome de Zico, tamanho o fanatismo pelo clube do coração. Quando o novo meia rubro-negro nasceu, o Galinho estava no Japão, já em fase final da carreira. Assim, sobrou para outro 10 histórico cultivar a paixão no coração do pequeno alagoano.

- Meu pai é flamenguista declarado e falou que, se tivesse um filho homem, o nome seria Arthur. O grande ídolo que eu acompanhei é o Pet. Teve aquela final histórica em 2001, o título de 2009, onde foi peça fundamental. O Zico é o maior do Fla, mas comemorando os títulos e acompanhando, o Pet é o jogador que me marcou.

Depois de Pará, Arthur Maia foi outro a dizer que não poupava os amigos nas discussões a respeito do futebol e escancarou o encantamento por vestir a camisa do clube do coração.

- É um sonho de criança. Quem me conhece sabe o quanto já briguei e discuti pelo Flamengo. Minha família toda em Maceió é flamenguista, aprendi a torcer pelo clube. Discutia títulos, brincava com os companheiros nos alojamentos, quando torciam contra. Saí de casa com 10 anos com esse pensamento (estar no Flamengo). Agora, é trabalhar para as coisas darem certo.

O Flamengo permanece em Atibaia até o próximo dia 17, quando segue para Brasília. Na capital federal, pela frente o Shakhtar Donetsk, em amistoso, antes de embarcar para disputar um torneio com Vasco e São Paulo em Manaus. O retorno para o Rio de Janeiro acontece no dia 26, com a estreia no Estadual marcada para o dia 1 de fevereiro contra o Macaé, fora de casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário